Edit Content

Menu

The image of the human brain, a hologram, a dark background. The concept of artificial intelligence, neural networks, robotization, machine learning. copy space.

M. Dias Branco utiliza Inteligência Artificial para apoiar time de vendas

M. Dias Branco utiliza Inteligência Artificial para apoiar time de vendas

Solução de processamento e análise de dados ajuda equipe a definir portfólio e estratégia de preço para diferentes regiões e pontos de vendas

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No time de vendas da M. Dias Branco, formado por mais de 300 profissionais, uma colaboradora se destaca: Manu, a assistente baseada em IA Generativa desenvolvida com exclusividade para a companhia pela A3Data, em parceria com a AWS. Com a ajuda da tecnologia, informações sobre margem de contribuição estão sendo geradas em um prazo de menos de 24 horas, permitindo que profissionais da empresa alocados em todo o país tenham insights estratégicos que permitem maior eficiência comercial e mercadológica com mais rentabilidade.

“A assistente baseada em IA nos ajudou a automatizar e democratizar o processamento e a análise de dados financeiros vitais, possibilitando a tomada de decisões estratégicas por diversas lideranças e equipes operacionais”, explica Rafael Lima, diretor-executivo de TI da M. Dias Branco.

 

Com um portfólio diverso, como massas, biscoitos, torradas, farinhas, margarinas, snacks, granolas e temperos, a companhia está presente em mais de 300 mil pontos de venda em 3,2 mil cidades em todo o país. São 20 marcas de alcance nacional ou regional, como Piraquê, Adria, Vitarella, Fortaleza, Richester, Isabela, Finna e Jasmine. O tamanho e a complexidade da operação criam um desafio extra para a definição do melhor portfólio, com melhor preço, para cada região ou ponto de vendas.

 

Com o suporte da assistente de inteligência artificial Manu, a análise de rentabilidade comercial passou a ser apresentada às lideranças comerciais e mercadológicas logo após o fechamento contábil.

 

Os gestores recebem relatórios personalizados com insights relevantes sobre o desempenho de suas regiões, canais ou marcas. Além disso, a própria Manu entrega vídeos comentados com a leitura analítica dos dados — tudo de forma autônoma, sem intervenção humana.

 

“Acreditamos que essa dinâmica vai contribuir para que as equipes comerciais compreendam mais rapidamente seus resultados e redirecionem suas estratégias de forma mais ágil e eficiente”, destaca Luciane Sallas, diretora-executiva de Investimentos e Planejamento Financeiro da M. Dias Branco.

 

Para apoiar a companhia nesse desafio, a A3Data desenvolveu uma aplicação baseada em Inteligência Artificial Generativa (GenAI), utilizando a infraestrutura de nuvem da Amazon Web Services (AWS). Manu permite que a M. Dias Branco utilize algoritmos para automatizar a coleta, o processamento e a análise dos dados.

 

“Como resultado, a M. Dias Branco reduziu significativamente o tempo necessário para gerar análises sobre os cálculos, além de acelerar a produção de relatórios, permitindo que os insights estratégicos sejam acessados por aproximadamente 300 pessoas, proporcionando mais proatividade entre as equipes operacionais”, explica Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.

 

A assistente de IA Manu habilita análises detalhadas e personalizadas, alcançando diferentes dimensões do negócio, como unidades de produção, regiões e produtos específicos. Isso facilita a identificação de oportunidades de melhoria e a resolução de problemas antes que eles impactem negativamente a performance de vendas e financeira da empresa.

 

Informações como o produto de maior desvio numa determinada regional ou mesmo as categorias que mais contribuíram positivamente e negativamente para o modelo de atendimento são alguns exemplos das informações que passaram a ser acessadas de forma mais dinâmica para a tomada de decisão mais rápida. As operações se tornaram mais fluídas, um fator que é fundamental num setor tão competitivo quanto o alimentício, o que eleva o patamar na indústria em termos de eficiência e inovação.