A Linx anuncia a aquisição de 100% do Grupo Synthesis. A empresa atua no desenvolvimento e comercialização de softwares de automação de ponto de venda (POS), soluções para meios de pagamento eletrônico (TEF) e motor de promoções para grandes cadeias varejistas.
A operação foi efetuada pelo valor de US$16.300.000,00, à vista, mas caso atinja metas financeiras e operacionais, a Linx poderá pagar o valor de até US$9.500.000,00 nos próximos três anos. Por consequência, o negócio permitirá que a Linx aumente significativamente seu mercado potencial, antes restrito ao Brasil. A partir de agora, a companhia abrangerá a América Latina.
“Estamos otimistas com o nosso primeiro passo rumo à expansão internacional, que visa aumentarmos consideravelmente nosso mercado potencial. Esta expansão vem sendo planejada desde o IPO da Companhia, em 2013. Em setembro de 2016, captamos R$ 450 milhões no follow on, justamente para realizar aquisições. Esse é mais um passo do cumprimento desse compromisso”, explica Alberto Menache, presidente da Linx.
“Hoje, a Linx é uma empresa robusta, tanto em processos internos, como em governança. Já realizamos 22 aquisições no Brasil, nossos resultados crescem gradativamente. A empresa reúne aspectos fundamentais para alcançar esse significativo patamar”, conclui Menache.
Fundada em Buenos Aires, a Synthesis é referência do segmento na América Latina. A empresa tem clientes no México, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Panamá, Peru, Equador, El Salvador, República Dominicana e Porto Rico. Nos últimos 12 meses, seu faturamento bruto foi de US$ 7 milhões.
Histórico das Aquisições
A estratégia da empresa de consolidar o mercado de software de gestão para varejo se iniciou em 2008, com 22 processos de aquisição bem-sucedidos até então, como a Chaordic e Neemu, que se somam à aquisição anunciada hoje: a primeira internacional.
A Linx encerrou o primeiro trimestre de 2017 com receita operacional bruta de R$153,3 milhões, 12,7% maior que no mesmo período do ano anterior. Mesmo com a performance fraca da economia e do varejo brasileiro, a receita operacional líquida foi de R$134,1 milhões no trimestre, representando um crescimento de 13,6% em comparação aos R$118,1 milhões do 1T16.