A Leão Alimentos e Bebidas, responsável pela produção de chás para infusão do portfólio da Coca-Cola no Brasil, reduziu de quatro dias para seis horas o tempo de entrega da série R4000 da EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais), módulo relativo às contribuições sociais e previdenciárias das empresas.
O projeto foi realizado com a SOLUTIO, permitindo, além de aperfeiçoamento da conformidade fiscal, aumento de produtividade para a Leão Alimentos. “Quando a gente reduz horas trabalhadas com arquivos burocráticos, consequentemente ganha produtividade e pode atuar de forma mais estratégica para a companhia, principalmente na redução da carga tributária”, afirma Leandro Messias, supervisor fiscal da Leão Alimentos e Bebidas.
Em 2023, a Receita Federal criou novas regras para as empresas e determinou a obrigatoriedade de entrega da série R4000 da EFD-Reinf. As informações declaradas são referentes à: Imposto de renda retido na fonte (IRRF); Programa de Integração Social (PIS); Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Nessa época, a Leão utilizava uma solução que atendia apenas parcialmente a obrigatoriedade, gerando muito trabalho manual e necessidade de correção dos dados armazenados. A partir de então, a empresa decidiu adotar uma solução robusta e adaptável às frequentes mudanças na legislação brasileira.
“Após promover uma concorrência com três empresas de tecnologia, escolhemos a SOLUTIO como fornecedora porque já tem aplicações comprovadas para regulamentação fiscal brasileira, inclusive dentro de outras unidades do grupo Coca-Cola, o que nos passou confiabilidade”, explica Leandro Messias.
Além da redução de tempo para entrega do R4000 da EFD-Reinf, minimizando o risco de multas e outras penalizações impostas pela lei brasileira, outros benefícios conquistados pelo Leão Alimentos e Bebidas foram:
• Eliminação de gasto: A integração com plataforma SAP S/4HANA exclui a demanda por investimento em implantações adicionais;
• Aumento da produtividade: Com redução do tempo necessário para atender às demandas fiscais, os profissionais podem se dedicar às atividades mais estratégicas para a operação da Leão Alimentos e Bebidas;
• Melhoria na tomada de decisões: O acesso a dados precisos e confiáveis ajuda no embasamento de decisões relacionadas à gestão fiscal e tributária.
“Por ser integrada à plataforma SAP S/4HANA, a SAP Total Compliance garante a conformidade fiscal de ponta a ponta, desde a correta entrada e saída de documentos fiscais, bem como as apurações dos impostos. Não existe a necessidade ou dependência de integração, reduzindo o tempo gasto em conferência de dados e eliminando a possibilidade de erros de interface”, explica Estéfano Almeida, sócio-diretor da SOLUTIO.