Unindo a experiência do cliente e hiperpersonalização, uso da I.A. ganha relevância a partir da recomendação de serviços contextualizados
Como parte de sua estratégia de oferecer soluções inovadores aos seus clientes, o Banco Original tem feito uso da inteligência artificial para obter maior assertividade nos seus serviços. A instituição alcançou retenção – ou seja, quando o cliente se autoatende por meio da ferramenta – de 86% ao longo de 2022, com sua aplicação em ofertas de produtos e serviços, como crédito e renegociação.
Teve ainda um incremento de 46% na taxa de conversão e 79% de efetividade no 3º trimestre no Whatsapp. O uso do Bot de serviços bancários básicos, como consulta de extrato, alteração de limite, consultas de Pix, tiveram um aumento de 12%.
A aplicação da tecnologia une dois pilares do Original: experiência e centralidade do cliente, somado a um crescimento sustentável do negócio. Para isso, o time vai a fundo entender o consumidor e suas necessidades.
A partir daí, o banco aciona as metodologias de ideação para buscar soluções, incluindo questões de fluxo conversacional e de navegação, produtos, serviços e próximos passos. Em linha com essa diretriz, o banco incluiu funções como melhor data de compra com o cartão para auxiliar o cliente a se organizar financeiramente, além do parcelamento da fatura.
“Temos um cliente cada vez mais exigente e esse comportamento é irreversível. A Inteligência Artificial no Original está a serviço do novo comportamento do consumidor que, além da exigência, busca a facilidade de um canal que seja o espaço de solução de dúvidas, de contratação de serviços e produtos pontuais e recorrentes. É isso que a nossa Inteligência Artificial oferece, somada a uma jornada fluída, simples, transparente e, claro, 100% digital”, afirma Fabio Lins, superintendente executivo de canais, Pix, I.A. e Open Finance do Banco Original.
O uso da IA se diferencia na possibilidade de hiperpersonalização, com ofertas de acordo com o perfil de cada cliente e serviços contextualizados a sua necessidade, fazendo uma recomendação assertiva.
“A tendência é usar cada vez mais dados para entender o momento de cada cliente e o tipo de produto que faz sentido para ele. Além das ofertas, nosso app já opera dessa forma ao mudar sua forma e aparência conforme o cliente, seu perfil e histórico de navegação”, complementa Lins.