O Banco BV divulgou que à medida que expandia sua presença na nuvem, incluindo o Google Cloud Platform (GCP), o Microsoft Azure e a Amazon Web Services (AWS), a gestão de custos tornou-se cada vez mais complexa. Diante disso, a organização precisava de uma maneira de desmembrar os gastos por equipe, orçamento e sistema, mantendo a visibilidade e o controle em todos os ambientes. Para lidar com a complexidade do gerenciamento de operações em nuvem no GCP, o banco firmou adotou uma solução com a IBM. Em três anos, o banco evitou quase 30% dos custos projetados com nuvem por meio de otimização proativa e detecção precoce de anomalias. As equipes agora acessam dados de gastos com nuvem quase em tempo real, promovendo decisões mais inteligentes e um alinhamento orçamentário mais rigoroso.
Segundo a empresa, a previsão de custos na nuvem não possuía visão centralizada, destacando a necessidade de aprimorar a gestão orçamentária. O desafio não era apenas técnico, mas também estratégico, como escalar o uso da nuvem e, ao mesmo tempo, incorporar a disciplina financeira em todas as camadas da organização. Os recursos avançados de alocação da solução permitiram visibilidade granular dos gastos por equipe e orçamento, automatizando relatórios, detecção de anomalias e recomendações de redução de custos em todos os três provedores de serviços em nuvem (CSPs).
Como parte da parceria estratégica do Banco BV com a IBM, o Cloudability foi integrado ao ambiente multicloud do Banco BV. A IBM forneceu automações de API personalizadas e programas de habilitação personalizados, ajudando a garantir que a plataforma não apenas fosse implantada, mas também totalmente incorporada às operações diárias. A integração foi apoiada por uma estratégia de habilitação robusta, incluindo workshops práticos, treinamentos presenciais e a criação de trilhas de aprendizagem estruturadas. Essas iniciativas ajudaram os funcionários a adotar novas práticas e ferramentas recomendadas de FinOps, fomentando uma cultura de responsabilidade financeira e conscientização sobre os custos da nuvem em toda a organização.
Como resultado, a organização possui transparência de custos e a disciplina financeira agora estão incorporadas à estratégia de nuvem do banco, impulsionando decisões mais inteligentes e eficiência a longo prazo. Com os recursos de geração de relatórios e otimização do Cloudability, o Banco BV obteve a visibilidade financeira necessária para assumir o controle de sua estratégia de nuvem e amadurecer sua prática de FinOps.


