O Gartner anunciou as principais tendências que moldarão o futuro da adoção de Nuvem nos próximos quatro anos. Elas incluem insatisfação com a Nuvem, Inteligência Artificial, Machine Learning, multicloud, sustentabilidade, soberania digital e soluções específicas para setores.
A pesquisa prevê que 25% das empresas terão experimentado uma insatisfação significativa com a sua adoção de Nuvem até 2028, devido a expectativas irrealistas, implementação abaixo do ideal e custos fora de controle. A demanda por IA / Machine Learning deve aumentar, o Gartner afirma que, até 2029, 50% dos recursos de computação em Nuvem serão dedicados a cargas de trabalho de IA, em comparação com menos de 10% atualmente.
Além disso, os especialistas apontaram que muitas empresas que adotaram a arquitetura multicloud consideram a conexão com e entre fornecedores um desafio. Essa falta de interoperabilidade entre sistemas pode retardar a adoção de Nuvem.
Outro fator levantado na pesquisa foi a tendência crescente de plataformas específicas para setores, com mais fornecedores oferecendo soluções que abordam resultados de negócios verticais e ajudam a escalar iniciativas digitais. Os dados estimam que mais de 50% das empresas usarão plataformas de Nuvem específicas para seu setor para acelerar suas iniciativas de negócios até 2029.
A adoção de IA, regulamentações de privacidade mais rígidas e as tensões geopolíticas estão impulsionando a demanda por serviços de Nuvem soberana, segundo a análise. As empresas serão cada vez mais obrigadas a proteger os dados, a infraestrutura e as cargas de trabalho críticas do controle de jurisdições externas e do acesso de governos estrangeiros.
O Gartner afirmou que os fornecedores e usuários de Nuvem estão cada vez mais compartilhando a responsabilidade por uma infraestrutura de TI sustentável. Isso está sendo impulsionado por reguladores, investidores e pela demanda pública por um maior alinhamento entre os investimentos em tecnologia e as metas ambientais. Como as cargas de trabalho de IA exigem mais energia, as companhias também estão sob pressão para entender, medir e gerenciar melhor as implicações de sustentabilidade das tecnologias de Nuvem emergentes.
O Diretor de Consultoria do Gartner, Joe Rogus afirmou que as ferramentas de tecnologia aceleram as transfomações da nuvem, de uma habilitadora de tecnologia para uma necessidade das empresas atuais. “Nos próximos anos, a Nuvem continuará a desbloquear novos modelos de negócios, vantagens competitivas e maneiras de alcançar missões empresariais.”