Tecnologia permitiu a foodtech revolucionar a área de Compras, estratégica para consolidar o crescimento no Brasil
O iFood implementou as soluções SAP Ariba para melhorar e facilitar o relacionamento com fornecedores, como parte de sua estratégia de crescimento. A área de Compras da foodtech foi criada há pouco mais de dois anos e estruturada para gerenciar desde a aquisição de insumos para os escritórios até os grandes contratos de marketing e de propaganda, além de negociações de tecnologias que dão suporte à operação.
Tiago Lemos, head de compras do iFood, explicou que a área de Procurement se tornou estratégica para o crescimento da companhia e a adoção do SAP Ariba contribuiu para estabelecer o processo de relacionamento com fornecedores, aumentando a eficiência e a qualidade em todas as etapas de compras. Segundo Lemos, a capacidade de absorver e tratar de forma simples, rápida e transparente todo o processo P2P (Procurement to Pay), do momento da consulta a orçamentos, aquisição, recebimento e pagamento dos fornecedores, ofereceu a segurança para os desafios atuais do iFood, atendendo aos requisitos da estratégia de crescimento de longo prazo.
Lemos destaca que inicialmente a empresa buscou centralizar as operações, porém rapidamente percebeu que o caminho para manter o iFood atuando como uma startup que se diferencia do mercado pela agilidade passava por oferecer autonomia para as áreas gerenciarem seus contratos. O caminho encontrado foi propiciar a participação de líderes da área de Procurement nos processos de decisão dos diferentes departamentos e, a partir de uma solução integrada ao ERP, prover a visibilidade necessária para as demais áreas de negócios.
“Precisávamos encarar a realidade e revolucionar a área de Compras, chave da nossa estratégia, para atender a uma demanda crescente com eficiência e qualidade”, explicou Lemos. “O grande segredo do nosso sucesso está nas pessoas e o SAP Ariba promove o trabalho colaborativo e a transparência das operações, além de agilizar processos. Por esses motivos, encaixou-se como uma luva na construção do desenho da área, que saltou de cinco profissionais para 20”, completa o executivo.
Segundo Silvio Abade, vice-presidente da SAP Ariba no Brasil, “a economia digital exige agilidade para que as empresas sejam capazes de projetar novos produtos e serviços de forma contínua, como forma de se diferenciar da concorrência. Isso exige flexibilidade operacional para manter as entregas necessárias no presente sem criar amarras que podem inviabilizar novos projetos”.