Edit Content

Menu

The modern creative communication and internet network connect in smart city

iFood adota tecnologia para aprimorar gestão de fornecedores

iFood adota tecnologia para aprimorar gestão de fornecedores

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Tecnologia permitiu a foodtech revolucionar a área de Compras, estratégica para consolidar o crescimento no Brasil 


O iFood implementou as soluções SAP Ariba para melhorar e facilitar o relacionamento com fornecedores, como parte de sua estratégia de crescimento. A área de Compras da foodtech foi criada há pouco mais de dois anos e estruturada para gerenciar desde a aquisição de insumos para os escritórios até os grandes contratos de marketing e de propaganda, além de negociações de tecnologias que dão suporte à operação. 


Tiago Lemos, head de compras do iFood, explicou que a área de Procurement se tornou estratégica para o crescimento da companhia e a adoção do SAP Ariba contribuiu para estabelecer o processo de relacionamento com fornecedores, aumentando a eficiência e a qualidade em todas as etapas de compras. Segundo Lemos, a capacidade de absorver e tratar de forma simples, rápida e transparente todo o processo P2P (Procurement to Pay), do momento da consulta a orçamentos, aquisição, recebimento e pagamento dos fornecedores, ofereceu a segurança para os desafios atuais do iFood, atendendo aos requisitos da estratégia de crescimento de longo prazo.  


Lemos destaca que inicialmente a empresa buscou centralizar as operações, porém rapidamente percebeu que o caminho para manter o iFood atuando como uma startup que se diferencia do mercado pela agilidade passava por oferecer autonomia para as áreas gerenciarem seus contratos. O caminho encontrado foi propiciar a participação de líderes da área de Procurement nos processos de decisão dos diferentes departamentos e, a partir de uma solução integrada ao ERP, prover a visibilidade necessária para as demais áreas de negócios. 


“Precisávamos encarar a realidade e revolucionar a área de Compras, chave da nossa estratégia, para atender a uma demanda crescente com eficiência e qualidade”, explicou Lemos. “O grande segredo do nosso sucesso está nas pessoas e o SAP Ariba promove o trabalho colaborativo e a transparência das operações, além de agilizar processos. Por esses motivos, encaixou-se como uma luva na construção do desenho da área, que saltou de cinco profissionais para 20”, completa o executivo. 


Segundo Silvio Abade, vice-presidente da SAP Ariba no Brasil, “a economia digital exige agilidade para que as empresas sejam capazes de projetar novos produtos e serviços de forma contínua, como forma de se diferenciar da concorrência. Isso exige flexibilidade operacional para manter as entregas necessárias no presente sem criar amarras que podem inviabilizar novos projetos”.