– O iFood, em parceria com a equipe de IA do grupo Prosus, é uma das primeiras empresas no mundo a realizar testes com a nova API Realtime, que é alimentada pelo GPT-4o e foi lançada recentemente pela OpenAI. O iFood está utilizando o novo modelo de voz da OpenAI para transformar a experiência de entrega tanto para os clientes, que poderão fazer pedidos de forma mais conveniente, quanto para os entregadores, que terão melhor suporte durante sua rotina de trabalho.
A API Realtime oferece uma experiência com tempo de resposta mínimo, uma voz natural e nuances conversacionais semelhantes às de um ser humano. Ela utiliza pausas e emoções baseadas no contexto, como risadas em resposta a piadas, para proporcionar interações suaves e envolventes. Os testes mostraram que esse nível de realismo leva a conversas que clientes e entregadores realmente desejam ter, criando uma melhoria significativa na experiência geral de entrega de refeições.
Os primeiros testes foram conduzidos pela equipe de Experiência dos Entregadores do iFood, que usou o modelo para adicionar uma camada de voz ao Jhow, o assistente de IA que apoia os entregadores durante o trabalho. Ao invés de digitar, os entregadores puderam falar com o assistente e fazer perguntas sobre vários tópicos relacionados ao seu papel, como aceitar e concluir entregas, definir critérios para melhor desempenho no aplicativo, melhores horários para trabalhar e muito mais.
Mais de 100 testes de áudio reais foram realizados em português e o feedback inicial é muito promissor. Entre as vantagens apontadas pelos entregadores, estão a facilidade de interação com a ferramenta, o tempo de resposta rápido e a conveniência de usá-la em dias chuvosos, por exemplo. Como próximo passo, a equipe de Experiência dos Entregadores realizará mais testes antes de lançar uma versão beta para uso em campo.
O iFood também pretende usar o novo modelo da OpenAI para transformar como os clientes interagem com o aplicativo. O objetivo é trazer mais conveniência para o dia a dia dos clientes e permitir que eles usem a voz para escolher seu prato favorito, personalizar o pedido, como remover ou adicionar ingredientes, selecionar opções disponíveis no aplicativo, como entrega gratuita ou método de pagamento, e até definir um orçamento para o pedido. Em seguida, o assistente do aplicativo buscará em todo o banco de dados de restaurantes disponíveis dentro do raio de entrega e apresentará as melhores opções de acordo com os critérios apresentados.
Os primeiros testes foram realizados internamente, em português, pela equipe de IA do iFood e os pedidos por voz – desde a primeira mensagem até o checkout – levaram em média um minuto para serem concluídos. A próxima fase envolverá testar a ferramenta com clientes reais antes de considerar um lançamento completo para os 55 milhões de usuários ativos da empresa.
“O iFood vê a tecnologia como um meio de melhorar a vida das pessoas e tornar as relações em seu ecossistema cada vez mais produtivas. Essa abordagem nos permite explorar novos territórios e oportunidades de inovação, mantendo-nos sempre à frente. Nosso trabalho com a OpenAI é um passo importante em direção ao que chamamos de experiência do futuro. Além disso, a nova ferramenta nos torna ainda mais inclusivos, atendendo pessoas com déficits de alfabetização, dificuldades com termos em língua estrangeira ou até mesmo visão reduzida”, comenta Thiago Silva, Diretor de Parcerias e Inovação do iFood.
“Nosso trabalho com a OpenAI e o iFood mostra como a IA está abordando desafios do mundo real que empresas como o iFood enfrentam todos os dias. A tecnologia de IA está em constante evolução e melhoria, e a Prosus está focada em aproveitar essa inovação para beneficiar nossos negócios de comércio eletrônico, que operam em mais de 100 países. A velocidade e a escala com que estamos implantando IA em nosso portfólio são um testemunho da equipe de classe mundial e da cultura de IA em primeiro lugar que a Prosus construiu nos últimos seis anos”, Euro Beinat, Chefe Global de IA e Ciência de Dados do Grupo Prosus.