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IA pode agilizar tratamento de denúncias em compliance, afirma estudo

IA pode agilizar tratamento de denúncias em compliance, afirma estudo

Levantamento aponta que a tecnologia é capaz de reduzir o tempo de atendimento de 72 horas para menos de 3 minutos. Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance, explica que a nova solução oferece uma alternativa rápida, eficiente e humanizada, disponível em tempo real para garantir denúncias seguras, interagindo a qualquer dia e horário com o usuário

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Um levantamento da clickCompliance aponta que a Inteligência Artificial é capaz de reduzir o tempo de tratamento de uma denúncia de 72 horas para menos de 3 minutos. Essa agilidade no atendimento e execução pode reduzir o custo do processo em 3 a 10 vezes do valor tradicional. De acordo com a startup, 40% das denúncias por e-mail, presencial ou WhatsApp chegam incompletas aos times de Compliance, impedindo que o atendimento apure a ocorrência de forma eficiente, por isso a necessidade de contar com a tecnologia.

 

“A ideia de incorporar IA no Canal de Denúncias surgiu a partir da demanda dos próprios clientes, após observar as dores da ausência de um contato com atendimento 24 horas por dia, capaz de interagir em tempo real e colher informações diretas para uma denúncia humanizada”, disse Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance, em entrevista concedida à Decision Report.

 

O executivo explica que o novo serviço da startup busca oferecer um meio de contato rápido, eficiente, humanizado e disponível em tempo real, que não seja um impeditivo para que o indivíduo utilize. A solução foi desenvolvida para interagir a qualquer momento, sem fila de espera, e propiciando atendimento com uma linha ininterrupta, capaz de garantir sigilo das informações e o anonimato do denunciante.

 

Expansão

 

O mercado de compliance é um dos setores que mais estão atentos à expansão da IA Generativa, como forma de solucionar problemas com agilidade, eficiência e Segurança como os relatados nesse estudo. Um dos seus principais objetivos é criar canais de denúncias nas empresas que garantam espaços seguros e confiáveis para os colaboradores utilizarem.

 

O estudo da clickCompliance também ressaltou que 40% das denúncias não são solucionadas por falta de informação, falta de interpretação, erro ou imprecisão humana. Com a IA, 100% das informações são colhidas com neutralidade de interpretação e detalhamento do caso, para maior assertividade.

 

“A empresa também aproveitou a difusão do telefone como meio de comunicação, eliminando os altos custos para as empresas e reduzindo os erros humanos em um canal sempre disponível. O processo proporcionado pela IA acelera a resolução de forma decisiva, direcionando as informações automaticamente para a plataforma, onde a equipe responsável trata o relato e conclui o processo com agilidade e eficiência”, explica Erthal.

 

Papel da GenAI e Compliance

 

A clickCompliance enxerga a GenAI como uma grande aliada do compliance, e por isso acredita que a aproximação deste mercado com a tecnologia de ponta resulta em cenários de verdadeira transformação digital das empresas, com profissionais e soluções de compliance atuando como agentes dessa mudança.

 

“É uma demanda cada vez maior no mercado. Diversas empresas ainda usam canais de denúncia por telefone, via 0800, por ser um meio de comunicação conhecido por todos. Como são os atendentes humanos que recebem os relatos, esse tipo de operação costuma ter um custo elevado, é suscetível a erros humanos, além de ser limitado em termos de disponibilidade”, explica o executivo.

 

Na visão de Ethal, estar em compliance é fundamental para construir uma imagem reputacional positiva, fechar negócios, participar de licitações, entre outras gerações de valor nas empresas. “É crucial investir em educação e treinamento contínuos para os colaboradores compreenderem o potencial transformador da IA, não apenas como uma ferramenta operacional, mas como uma aliada estratégica, capaz de impulsionar a inovação e a competitividade no mercado”, encerra ele.