Edit Content

Menu

consumers-use-internet-shopping-concept

IA é prioridade na agenda de transformação digital no varejo

IA é prioridade na agenda de transformação digital no varejo

Segundo pesquisa, mais de 80% dos varejistas reconhecem a importância da implementação de IA em seus negócios, sendo uma ferramenta crucial para a sobrevivência de empresas no mercado e requisitada por consumidores pela melhora no serviço

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

De acordo com estudo realizado pela Central do Varejo no segundo trimestre de 2024, mais de 80% dos varejistas reconhecem a importância da implementação de IA em seus negócios, já tendo investido na tecnologia ou não. Com a alta no índice de maturidade digital das empresas nacionais pós pandemia, a integração da Inteligência Artificial no varejo deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade para empresas se manterem competitivas. Empresas como a SoftExpert, fomentam o movimento, contribuindo para a automatização, manutenção da competitividade e aumento na qualidade dos serviços prestados.

 

Utilizando as soluções da SoftExpert, a Vivara, por exemplo, integrou toda a sua rede de lojas, processos e corpo operacional, com armazenamento em nuvem, observando um aumento de 80% de solicitações e processos transacionados via ferramenta. Um dos desafios que a companhia buscava solucionar com a implementação do sistema era reduzir a quantidade de e-mails que circulam entre as áreas corporativas e as lojas, além de melhorar a rastreabilidade dos processos.

 

Os dados expressivos do case Vivara refletem a característica de alta flexibilidade da tecnologia, que permite sua incorporação em diversas operações, otimizando desde tarefas entre colaboradores até a coleta de dados dos consumidores para prever mudanças de comportamento de consumo e tendências de mercado. Por atuarem como um ecossistema, as ferramentas baseadas em IA se complementam, viabilizando a comunicação entre base de dados de consumo com softwares de proteção à transações financeiras ou geração de relatórios, antecipando mudanças na indústria, por exemplo. Com a adaptabilidade da IA, de acordo com o estudo Inteligência Artificial no Varejo, da Central do Varejo, 89% dos varejistas já relataram aumento na eficiência, acompanhados por aumento nas vendas (36%) e redução de custos (42%).

 

A transformação digital e, principalmente, a adesão da IA não é exclusividade de grandes empresas. Segundo levantamento da Oxford Economics, mais de 50% das pequenas e médias empresas têm a transformação digital como prioridade e 80% das empresas que adotaram as tecnologias as consideram vitais para o crescimento e sobrevivência dos negócios. No varejo, questões como gerenciamento de estoques e experiência do usuário, geralmente entraves iniciais em empresas menores, são facilmente superadas com tecnologias baseadas em IA, que elimina burocracias engessadas através da automação e proporcionam uma navegação mais fluida ao consumidor, desde o acesso aos produtos online até a comunicação para sanar dúvidas, obter informações e até recomendações personalizadas através de algoritmos inteligentes.

 

“O mercado brasileiro passou a visualizar e valorizar a extensa gama de possibilidades que a IA possui, solucionando dores de variados segmentos com precisão e rapidez. É, sem dúvida, um diferencial competitivo, pois, além de ser um investimento com grande retorno financeiro, garante segurança aos processos e dinamiza a experiência do cliente, garantindo a fidelização do mesmo” comenta Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.