A Cisco anunciou o seu mais recente relatório global “A Corrida para um Futuro Agente: Como a IA Agente Transformará a Experiência do Cliente”. A pesquisa destacou o potencial da ferramenta para revolucionar a forma como fornecedores de tecnologia entregam serviços e suporte aos clientes. De acordo com o relatório, os entrevistados preveem que a IA Agente desempenhará um papel cada vez mais proeminente em suas interações com fornecedores de tecnologia nos próximos anos e são positivos em relação aos benefícios que ela trará. No País, o levantamento mostra que 96% se sentem confiantes de que a experiência do cliente guiada pela IA Agente oferecida por parceiros de tecnologia ajudará sua organização a atingir seus objetivos . Dessa forma, tornará seus ambientes e operações de TI mais eficientes, resilientes e seguros, além de acelerar os projetos estratégicos de tecnologia mais importantes.
Os pesquisados também esperam que a transição para uma experiência do cliente liderada por IA Agente avance em uma velocidade muito maior do que o setor previa. Isso inclui suporte técnico, sucesso do cliente e serviços profissionais. Em comparação aos 68% dos entrevistados globalmente, 75% dos brasileiros preveem que suas interações de experiência do cliente com parceiros de tecnologia serão gerenciadas por IA Agente dentro dos próximos três anos.
“Com a IA Agente alcançando um novo nível de maturidade, estamos mais perto do que nunca de resolver alguns dos problemas mais persistentes enfrentados pelos clientes em ambientes corporativos. Por exemplo, uma parcela significativa dos problemas de rede decorre de configurações incorretas, algo que os sistemas agênticos estão prontos para eliminar. Essa mudança levará a redes mais inteligentes, maior segurança e equipes mais produtivas. Como setor, temos discutido esses conceitos há décadas e, embora tenhamos feito progressos incrementais, a IA — e especialmente a IA Agente — está tornando essa visão uma realidade”, avaliou Liz Centoni, EVP & Chief Customer Experience Officer da Cisco.