Edit Content

Menu

shutterstock_123207982_Christian-Lagerek

Grupo Lwart garante a gestão dos ativos de software com TI

Grupo Lwart garante a gestão dos ativos de software com TI

Gerenciamento é feito com a implementação SAM da Microsoft nas duas unidades de negócio que compõem o grupo, a Lwart Lubrificantes e a Lwarcel Celulose

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Desde a nota fiscal de um software até a comprovação de sua licença de uso, estar de acordo com as regras para gerenciamento de ativos de TI de uma empresa garante segurança na administração, aumenta a eficiência e diminui os riscos operacionais, inclusive, os financeiros. De acordo com a Business Software Aliance, em 2015, quase metade dos softwares usados por brasileiros não eram licenciados.

 

O Grupo Lwart, composto pelas empresas Lwart Lubrificantes e Lwarcel Celulose, é responsável por não apenas uma, mas duas renovações anuais com o projeto de gerenciamento de ativos da Brasoftware, uma das maiores parceiras da Microsoft. “Há três anos consecutivos, o Grupo Lwart decidiu adotar o SAM (Software Asset Management) – software de gestão de ativos de TI – depois de encontrar divergências em seus balanços. “O trabalho é feito de forma semestral para atender às duas unidades de negócio dentro do grupo”, conta Nelson Simões, gerente regional da Brasoftware e responsável pelo atendimento ao grupo.

 

Jefferson Andriotti, gerente de TI do Grupo Lwart, conta que a empresa não possuía um serviço de inteligência que identificasse e contabilizasse as licenças necessárias dos ativos de softwares utilizados. “Percebemos que usávamos dois softwares diferentes da Microsoft, o Project e o Visio”, diz Jefferson, sobre os programas de gerenciamento de projetos. “O SAM detalhou há quanto tempo e a forma como a equipe estava utilizando estas ferramentas, além de mostrar que tínhamos um número de licenças contratadas maior do que as instaladas”.

 

Com a facilidade e benefícios do projeto de SAM, o Grupo Lwart fez um trabalho de divulgação interna. “O SAM nos mostrou a quantidade de softwares que tínhamos no parque e cuidou da regularização com a Microsoft”. Após superar as dificuldades de controle de programa, o plano de continuidade com o SAM ajudou a evitar penalidades financeiras e custos legais, ao assegurar que as licenças estivessem em conformidade.

 

Com o recente avanço da transformação digital aliada à mobilidade, a necessidade de uma gestão consultiva e proativa de TI se torna cada vez mais necessária. “Todas as empresas estão passando por um momento em que os recursos financeiros precisam ser maximizados. E, em nossa empresa, não é diferente. O SAM veio nos auxiliar em uma gestão mais profissional, além de trazer um uso mais racional dos investimentos em TI, pois conseguimos saber o que realmente usamos e o que temos contratado”, afirma Jefferson.