Edit Content

Menu

GRU Airport desenvolve solução de pagamento para acelerar contabilidade

GRU Airport desenvolve solução de pagamento para acelerar contabilidade

Na área de Controladoria, os lançamentos manuais no sistema de gestão foram eliminados, o tempo de processamento de novas tarifas foi reduzido e a experiência dos usuários melhorou consideravelmente

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A GRU Airport, um dos maiores aeroportos do mundo, desenvolveu uma nova solução de billing utilizando o SAP Business Technology Platform (SAP BTP). O aplicativo automatiza diversos processos, eliminando lançamentos manuais e reduzindo significativamente o tempo de fechamento contábil. Além disso, a solução integra-se de forma nativa ao SAP ECC, sistema de gestão utilizado pela concessionária que administra o aeroporto.

Na área de Controladoria, os lançamentos manuais no sistema de gestão foram eliminados, o tempo de processamento de novas tarifas foi reduzido e a experiência dos usuários melhorou consideravelmente. “Nosso fechamento quinzenal, que antes levava dois dias, agora é concluído em 30 minutos. O faturamento diário dos clientes, que antes ocorria no dia seguinte, agora leva apenas 10 minutos, e essas duas operações, que antes não podiam ser realizadas simultaneamente, hoje podem”, explica Marcus Rosa, CFO da GRU Airport.

Rosa destaca ainda o aumento na precisão das informações e a redução dos custos operacionais e afirma que a solução trouxe mais independência para os clientes, que agora podem acessar o portal para consultar suas tarifas e emitir boletos. Além disso, a robustez da plataforma está preparada para futuras expansões. “Hoje temos flexibilidade para definir novas regras de negócio, aumentamos nossa produtividade, não somos mais reféns de um único fornecedor e conseguimos simplificar o ambiente”, comemora.

A área de TI também se beneficiou. Adriano Vieira Guimarães, CIO da empresa, ressalta que sua equipe agora conta com análise de dados em tempo real, em um sistema online e 100% integrado ao SAP ECC. “Hoje, mais de 90% da nossa tarifação é automática, sem depender de ação humana. Conseguimos customizar a solução utilizando a camada do SAP BTP e o banco de dados SAP HANA Cloud”, explica.

Desafios superados com resiliência da equipe interna

Frente às restrições de cada cenário, as equipes de TI e controladoria buscaram um modelo que combinasse robustez, integração nativa com SAP e desenvolvimento interno. “Optamos por uma plataforma baseada no SAP ECC e no SAP BRM, criando tudo que precisávamos utilizando o SAP BTP e atendendo 100% dos nossos requisitos”, comenta Guimarães.

O modelo conecta toda a parte de internet utilizando o Cloud Foundry, com conectividade interna baseada em on-premise. O novo portal também foi desenvolvido internamente com SAP BTP, incluindo integração de single sign-on sincronizada com a nuvem, garantindo comunicação eficiente para os usuários.

Rosa lembra que o projeto foi dividido em fases. Na primeira, todos os processos funcionais e técnicos foram migrados “as is” para o novo sistema, com o detalhamento de regras e a inclusão de novas especificações funcionais. As fases seguintes incluíram testes unitários e integrados, treinamento da equipe de tarifação e faturamento, webinars para os clientes e, por fim, a operação assistida.

“Essas fases trouxeram uma série de desafios, como a dedicação parcial da equipe, a integração com sistemas operacionais e da Receita, e a garantia das funcionalidades do sistema antigo, ao mesmo tempo em que implementávamos melhorias”, recorda o CIO, destacando também o desenvolvimento de um portal moderno para os clientes e a redução do impacto na operação durante o go-live.

“O sucesso da implementação no GRU Airport reforça o compromisso da SAP em fornecer soluções que agreguem valor aos negócios, otimizando operações críticas e garantindo uma experiência aprimorada para seus clientes. A integração nativa com o SAP ECC e a automação proporcionada pelo SAP BTP permitiram ao GRU Airport alcançar novos níveis de produtividade e precisão, o que abre caminho para novas expansões e inovações futuras”, comenta Junior Freitas, vice-presidente de SAP Business Tecnology Platform da SAP Brasil.