Edit Content

Menu

Governo do Amapá visa modernização da gestão de IPVA com migração de dados

Governo do Amapá visa modernização da gestão de IPVA com migração de dados

Modernização tributária amplia eficiência da arrecadação, combate a inadimplência e oferece mais praticidade aos cidadãos, por meio da ferramenta SATE e do aplicativo IPVA Mobile

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AP), firmou uma importante parceria com a Minsait para modernizar a gestão do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A iniciativa representa um avanço significativo para a administração tributária do estado, que enfrentava desafios por conta de uma gestão descentralizada e limitada do tributo.

Até então, o IPVA era exclusivamente administrado por ferramentas controladas pelo Detran-AP, o que limitava a capacidade da Sefaz-AP de gerenciar os dados do imposto, além de impedir a implementação de medidas eficazes de cobrança, dificultar o acesso a informações relevantes e a alocação de recursos para a melhoria da gestão do IPVA. Com isso, ficavam comprometidas tanto a arrecadação quanto o acesso a informações estratégicas e a soluções eficazes para reduzir a inadimplência.

Por meio da parceria com a Minsait, a migração dos dados do IPVA para o Sistema Automatizado de Tributação Estadual (SATE) garantiu maior autonomia à Sefaz-AP, agregando confiabilidade e segurança ao imposto. O módulo do IPVA no SATE possibilita ações centralizadas e automatizadas, evitando erros e conferindo eficiência aos processos. Além disso, o projeto introduziu o aplicativo IPVA Mobile, que oferece aos usuários uma solução prática, acessível e moderna para consulta e quitação de débitos.

O novo módulo do imposto no SATE traz funcionalidades avançadas que impactam diretamente a eficiência da gestão pública e a experiência do contribuinte. O sistema gera automaticamente os débitos anuais para veículos de até 10 anos de fabricação, calcula os valores com base na legislação vigente e permite a emissão de Documentos de Arrecadação (DARs).

Com processos bancários automatizados em intervalos de 15 minutos, os pagamentos são rapidamente atualizados. Os cidadãos ainda podem simular e confirmar parcelamentos, acessar informações sobre benefícios fiscais, como isenções e imunidades, consultar dados de inscrição em dívida ativa, acompanhar a migração de débitos e acessar relatórios detalhados sobre arrecadação, inadimplência e frota tributável.

O aplicativo, disponível para download em dispositivos Android e iOS, permite a consulta de débitos, a emissão de guias para pagamento e o pagamento de taxas e impostos de maneira prática e segura, a partir de opções como PIX e código de barras. Além disso, a solução promove a educação financeira, incentivando a cidadania e o cumprimento responsável das obrigações fiscais.

A modernização da gestão do IPVA é um marco para o estado do Amapá. Com mais controle e eficiência, a Sefaz-AP passa a contar com ferramentas de combate à inadimplência, além de otimizar a arrecadação e oferecer um serviço público mais transparente e acessível. Para os contribuintes, a iniciativa representa uma transformação positiva, com processos simplificados e mais facilidade no dia a dia.

“A modernização da gestão do IPVA no Amapá traz uma série de benefícios, tanto para o governo quanto para a população. Com a centralização das informações e a automação dos processos, conseguimos garantir mais agilidade, transparência e controle sobre a arrecadação. Para os cidadãos, isso se traduz em uma experiência mais simples e acessível, com a possibilidade de consultar débitos, realizar pagamentos e acessar benefícios fiscais diretamente dos celulares”, afirma Filipe Guedes Almeida, Diretor Executivo para os mercados de Administração Pública e Saúde da Minsait no Brasil.

“A Minsait, empresa do Grupo Indra, sempre foi uma parceira estratégica da Sefaz-AP e esse projeto de modernização do IPVA foi resultado de mais um esforço em conjunto, com técnicos da pasta e analistas da empresa trabalhando lado a lado para identificar e corrigir inconsistências, garantindo que o novo sistema atendesse às necessidades de todos os envolvidos. A simplificação dos processos, a transparência nas informações e a rapidez na geração da guia e na baixa do pagamento são apenas alguns dos benefícios tangíveis que conseguimos entregar. Além disso, o projeto representa um avanço no combate à evasão fiscal, uma vez que garante mais controle e eficiência na gestão do IPVA”, finalizou Domingos João Salomão Neto, Secretário-Adjunto da Receita Estadual do Amapá.