Edit Content

Menu

shutterstock_186964970_PhotonCatcher

GOL migra sistema digital em oito meses sem parar operações

GOL migra sistema digital em oito meses sem parar operações

Segundo a organização o projeto de alta complexidade garante estabilidade operacional em meio a mais de 600 voos diários e impulsiona modernização tecnológica da companhia

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Mignow liderou o projeto de migração para o SAP S/4HANA da GOL Linhas Aéreas em oito meses de transição. Segundo a organização, em um setor em que minutos fazem diferença e qualquer instabilidade pode gerar impactos, o grande desafio na jornada digital da companhia era migrar toda a operação para o novo sistema de gestão da SAP, sem comprometer os mais de 600 voos diários e a viagem dos mais de 30 milhões de clientes transportados ao ano.

“A GOL tem uma das rotinas mais exigentes do país. Trabalhar com esse nível de criticidade exige mais do que conhecimento técnico. É preciso garantir que a operação não pare. E é isso que a Mignow, com auxílio de automação inteligente entrega”, destaca Paulo Secco, CEO da Mignow.

 

A empresa afirmou que a  modernização do sistema de gestão da GOL era essencial para garantir segurança cibernética, governança tributária e escalabilidade da operação, tornando este processo o menos impactante possível para as operações da empresa. “O desafio era claro: garantir que uma operação dessa magnitude passasse por uma migração tecnológica crítica sem impactos. No dia seguinte ao Go-live, os sistemas funcionavam normalmente. Quando comunicamos que a migração já havia sido concluída, houve surpresa, pois não houve impacto ou disrupção de serviços. E esse, para mim, é o maior indicador de sucesso”, afirma Luiz Borrego, CIO da GOL.

 

A decisão de migrar para o SAP S/4HANA foi impulsionada por uma combinação de fatores estratégicos, incluindo requisitos de compliance, busca por maior performance operacional e a preparação para uma nova fase de inovação digital. Para atingir esses objetivos dentro de uma janela restrita, Mignow e GOL optaram por uma abordagem estruturada, com duas etapas bem definidas.

 

Na primeira fase, o foco foi garantir a continuidade da operação. Mais de 1000 cenários reais de testes intensivos foram realizados ao longo de três meses, assegurando a integridade dos dados e dos processos. A tecnologia de automação utilizada no projeto permitiu que até 80% das etapas de conversão fossem feitas de forma automatizada, reduzindo riscos e aumentando a eficiência.

 

A segunda etapa, em andamento atualmente, é voltada para a exploração avançada das funcionalidades do S/4HANA e da plataforma SAP BTP, com foco em análises em tempo real, automação e ganhos contínuos de performance.

 

A organização afirmou que os primeiros ganhos da modernização já começam a aparecer. Relatórios que antes levavam cerca de 20 minutos para serem processados agora são gerados em apenas 2 minutos. Além disso, a janela de downtime, inicialmente estimada em doze dias, foi reduzida para apenas dois finais de semana, sem ruídos operacionais, concluindo com sucesso o projeto de migração de oito meses.

 

Com o projeto conduzido pela Mignow, a chegada ao SAP S/4HANA habilita a GOL para a adoção de tecnologias mais avançadas, como a Joule, inteligência artificial da SAP, que permitirá mais agilidade na tomada de decisão, ganho de produtividade e geração de insights estratégicos. “A conclusão do projeto dentro do prazo foi fundamental para manter a estabilidade operacional e atender exigências de compliance. Agora, temos uma base tecnológica preparada para o futuro, e com a infraestrutura que construímos, estamos preparados para um novo ciclo apoiados pelas ferramentas disponíveis para ampliar a nossa capacidade de inovação”, finaliza Luiz Borrego.

Destaques