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E-commerces deixam de ganhar R$ 98,3 milhões durante Black Friday e Cyber Monday 

E-commerces deixam de ganhar R$ 98,3 milhões durante Black Friday e Cyber Monday 

Perdas causadas por problemas técnicos nos sites foi 103,12% maior que em 2022

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De acordo com análise da Sofist, após monitoramento do desempenho de e-commerces durante a Black Friday e a Cyber Monday, problemas de lentidão e instabilidade custaram R$ 98,3 milhões às lojas virtuais em 2023. Esse valor é mais que o dobro (103,12%) do que o observado em 2022, quando a perda foi de R$ 48,4 milhões, e o segundo maior dos últimos 5 anos. Acima de 2023 está 2019, quando o estudo registrou R$ 132 milhões em perdas, em um cenário anterior à pandemia.

 

Realizado pelo sétimo ano consecutivo, o estudo contemplou o monitoramento de 104 lojas virtuais de 15 setores distintos, a partir das 22h de quinta-feira, 23 de novembro, até 23h59 de segunda-feira, 27 de novembro (período que engloba tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday). Segundo o monitoramento, o total de 35 e-commerces permaneceu 20 horas e 46 minutos fora do ar ao longo de todo o período, impedindo que os consumidores realizassem suas compras.

 

“Além da Black Friday desapontar em tamanho de demanda, a expectativa era de crescer 12,6% e na verdade houve uma retração de cerca de 15%, é espantoso observar que os e-commerces, em geral, não conseguiram se planejar para suportar uma demanda que se mostrou menor que a de 2022”, analisa Grace Libanio, Head de Negócios da Sofist.

 

Para quantificar o prejuízo, a Sofist considerou que um site estava indisponível quando era impossível navegar pela loja. Qualquer um dos seguintes fatores poderia causar uma indisponibilidade: problemas técnicos, como páginas de erro, uso de páginas de espera, também conhecidas como “tampão” ou “contingência”, e demora excessiva (timeout), quando o site não termina de carregar mesmo após 45 segundos do acesso inicial. Segundo a empresa, durante a Black Friday 2023, a cada hora que um e-commerce fica fora do ar são perdidos R$ 4.734.193,52 em vendas.

 

A Black Friday de 2023 deixa uma lição: negócios e tecnologia se tornaram indissociáveis. Pensar a estratégia de um e-commerce e não considerar as questões técnicas como parte do planejamento é um erro arriscado na atualidade. “É por isso que nós da Sofist seguimos fazendo esse alerta há sete anos. Perder vendas e correr o risco de comprometer a reputação de uma marca por problemas na experiência do usuário pode e deve ser evitado com planejamento e execução de práticas de qualidade de software”, conclui Grace.

 

Para a coleta dos dados, a Sofist acessou uma lista de 104 sites a partir de servidores localizados em São Paulo. Cada um deles monitorava apenas um site, a fim de evitar a interferência de outros processos. Para simular a experiência de um usuário real, as páginas foram carregadas no navegador Google Chrome 119.0.6045.159, com cache desativado e aba anônima.