O crescimento constante do número de consumidores e a ampliação da base de dados da CPFL Energia demandou uma solução tecnológica capaz de melhorar a agilidade e a precisão nas atualizações do mapa da rede elétrica da distribuidora e, consequentemente, o atendimento de cerca de 9,1 milhões de clientes da empresa de nove concessionárias de energia presente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.
Com o objetivo de absorver esta demanda de novos clientes e garantir o desempenho dos sistemas de gestão de rede elétrica e de atendimento, a CPFL Energia se uniu a Hitachi Data Systems para promover um sistema mais robusto e capaz de processar grandes quantidades de dados com mais rapidez, na metade do tempo que a tarefa era realizada anteriormente.
“A CPFL necessitava automatizar e acelerar os processos de negócio, o que resultou na execução deste projeto que reduziu em 3 vezes o tempo de organização e atualização da base de dados da rede elétrica”, declara Tiago Machado, líder técnico de infraestrutura de TI da CPFL.
Em tempos em que a demanda por energia não para de crescer (a previsão é de aumento 2% por ano até 2020), a empresa brasileira procurou um parceiro com vocação para a Inovação Social. A Hitachi entendeu que era possível utilizar-se da tecnologia para ser bem-sucedido no seu modelo de negócio, e, com eficiência e economia de recursos, impactar na melhoria da sociedade sem causar danos ambientais.
A empresa de distribuição de energia precisava ampliar a capacidade de gerenciamento de dados de seus clientes e proporcionar mais rapidez na resolução de problemas, como falta de energia em residências, empresas, hospítais e indústrias. Sua solução através da Hitachi foi ter disponível uma plataforma de armazenamento de dados virtuais apta a processar uma grande quantidade de informação no menor tempo possível.
Benefícios
O resultado gerado com essa parceria foi a maior agilidade no processamento de dados ocasionando uma melhor prestação de serviço para o consumidor final e segurança para os eletricistas da empresa. O monitoramento ágil e preciso aumentou a velocidade das operações na rede elétrica operada pela CPFL Energia.
Com informações mais precisas e atualizadas, os funcionários da companhia tiveram a chance de realizar reparos de maneira mais rápida e segura. A parceria Hitachi-CPFL traz, também, benefícios na redução de custos da operação já que requer menos energia, ar condicionado e espaço no data center para funcionar.