A Accenture apresentou nessa semana, durante o Ciab 2017, sua pesquisa global Distribution & Marketing Consumer, que aborda aspectos como a experiência do cliente e a transformação digital dos bancos e das empresas de serviços financeiros. O estudo mostra que 7 em cada 10 consumidores estão dispostos a utilizar serviços baseados em “robô advisor” – consultoria e serviços gerados por computador, sem orientação humana – para seus serviços bancários, de consultoria financeira e seguros.
Os consumidores indicaram que os principais atrativos para o uso de plataformas robo-advice seriam a perspectiva de serviços mais rápidos (39% globalmente e 46% no Brasil) e mais baratos (31% globalmente e 30% no Brasil), além de considerarem a inteligência dos computadores mais imparcial e analítica que a dos humanos (26% globalmente e 25% no Brasil).
No entanto, o estudo também revela que quase dois terços dos consumidores ainda buscam a interação humana nos serviços financeiros, especialmente para lidar com reclamações (68% globalmente e 84% no Brasil) e para esclarecimentos sobre produtos complexos, como hipotecas (61% globalmente e 80% no Brasil).