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Como os maiores bancos do Brasil redefinem as estratégias de negócio com uso da IA

Como os maiores bancos do Brasil redefinem as estratégias de negócio com uso da IA

Presidentes do Bradesco, Itaú, Santander e Caixa discutem a integração ética e estratégica da Inteligência Artificial em seus processos de negócio na abertura da Febraban Tech 2024

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A abertura do Febraban Tech 2024 na manhã de hoje (25) em São Paulo trouxe à tona uma discussão crucial para o setor financeiro: a transformação digital e o papel crescente da Inteligência Artificial nos processos de negócios. O evento, que reúne líderes e especialistas em tecnologia e finanças, destacou como Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal estão navegando nesse novo cenário tecnológico de inovação.

 

No painel central, os presidentes dos quatro maiores bancos brasileiros compartilharam suas experiências e estratégias para integrar a IA de forma ética e responsável em suas operações. Todos destacaram que estão na vanguarda da transformação digital, utilizando a inovação para melhorar processos internos e a experiência do cliente.

 

Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, enfatizou a importância da ética na implementação da IA. “Antes do processo regulatório, nosso desafio é a ética. A IA não deve nos iludir; precisamos de responsabilidade,” afirmou. Desde o lançamento da BIA, assistente virtual do Bradesco, em 2016, a instituição já realizou mais de 2 bilhões de interações com clientes. “Com a GenIA, temos mais de 50 iniciativas internas e 1600 colaboradores utilizando essa tecnologia, nossa expectativa é chegar a 60 mil até o final do ano”, pontua Noronha.

 

Milton Filho, CEO do Itaú, destacou o caráter omnichannel da IA e sua presença em diversos setores do banco. “Temos 250 projetos de IA liderados pela área de negócios. Sim, internamente, Inteligência Artificial é um assunto de negócio e todo gestor precisa entender de tecnologia e inovação”, diz Filho. Ele mencionou a importância da modernização das plataformas de dados, com mais de 70% das operações do Itaú em nuvem, o que vai maximizar o potencial da IA nas ofertas de produtos e serviços.

 

Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal, compartilhou como a instituição utiliza a IA para melhorar o atendimento ao cliente. “Atendemos mais de 60 mil pessoas por meio de reconhecimento facial durante o desastre que ocorreu no Rio Grande do Sul. Isso demostra os benefícios da IA quando bem aplicada,” explica. Vieira também ressaltou a integração da IA com iniciativas de sustentabilidade na Caixa, especialmente nas áreas de crédito.

 

A gestão de risco também foi citada por Mario Leão, CEO do Santander Brasil, que abordou a aplicação da IA na codificação e na experiência do cliente. “Esperamos um ganho de produtividade de no mínimo 20% com essa inovação, especialmente no atendimento e na comunicação com os clientes,” disse Leão. Ele reforçou a transformação interna do banco para adotar operações ágeis e centradas no cliente, com inteligência nos processos de negócio.

 

Investimentos e futuro

 

Em seu discurso de boas-vindas ao público, Isaac Sidney, Presidente da Febraban, destacou que a IA não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas uma força que pode redefinir e mudar os negócios, assim como empregos e a maneira em como as pessoas interagem com o mundo. O executivo reforça a importância de uso consciente, ético e responsável dessa tendência nos processos bancários.

 

Ele ressalta que, apesar das oportunidades, é evidente que a implementação da IA traz desafios complexos. “Por isso, a responsabilidade recai sobre os nossos ombros para assegurar que a essa tecnologia seja desenvolvida e aplicada com rigor científico. A confiança dos nossos clientes e a integridade dos nossos processos dependem disso. A Segurança dos dados é uma garantia do setor bancário”, destaca.

 

Os bancos também discutiram os investimentos em tecnologia e a importância de capacitar profissionais para lidar com essas novas ferramentas. Segundo Noronha, do Bradesco, um desafio global é ter profissionais preparados. “Precisamos investir em pessoas e em gestão de conhecimento para avançar com a IA de maneira inteligente.”

 

Mario Leão, ao encerrar o painel, expressou uma visão otimista para o futuro econômico do Brasil. “Estamos investindo em tecnologia, capacitação e na proximidade com o cliente. Esse é um momento de grande desafio e oportunidade” conclui o executivo no primeiro dia de Febraban Tech.