Solução que administra as operações realizadas por concessionária de pedágio no Estado de São Paulo passa por modernização tecnológica com plataforma Low-Code. A meta é manter sistema atualizado para lidar com tendências como o free flow
A CDS (Companhia de Desenvolvimento de Sistemas), atualizou seu sistema de controle de tráfego e arrecadação de pedágios para uma nova versão da plataforma Low-Code da GeneXus. A corporação já utilizava a plataforma desde 1998, quando o sistema de controle de pedágios foi criado. No entanto, em 2020, após passar por uma reformulação, a nova diretoria optou por fazer a migração da solução, da versão 9 para a 17 da GeneXus.
De acordo com Arthur Zini Vieira, diretor de desenvolvimento da CDS, a proposta, neste momento, era automatizar ainda mais a solução que, atualmente, é utilizada por uma concessionária do estado de São Paulo para a administração de dez praças de pedágio, visando trazer mais modernização para o serviço, além de atender às demandas do mercado de TI, que seguem juntas à Transformação Digital.
Vieira também contou que todo o processo foi concluído em menos de um ano. “O tempo relativamente curto, considerando o número reduzido de pessoas envolvidas, é um dos benefícios da tecnologia Low-Code, que automatiza os processos de desenvolvimento”, comenta Zini.
O sistema, que permite às empresas terem acesso a todas as informações das operações que são realizadas nas cabines, como dados de cobrança e arrecadação ou quantidade de veículos que passaram pelas praças, ampliou o registro das operações do dia. Todas essas informações são enviadas à concessionária, que consegue ter maior parametrização e controle do fluxo de trabalho dentro das praças.
A aplicação também possui uma interface, em conjunto, com uma empresa mensageria, que é conectada a sistemas de pagamento automático, como Conect Car e Sem Parar, que permitem o fluxo livre de veículo nas cabines. Dessa forma, o sistema da CDS recebe, em tempo real, as informações de usuários que passam pelas praças usando TAGs.
Outra funcionalidade importante é o controle de eventos nas cabines de pedágio. Dá-se o nome de evento para uma passagem incorreta, que precisa de ser corrigida posteriormente, como um veículo que não possui saldo em uma TAG e viola a cancela. Como anormalidades acontecem diariamente nas praças, é necessário que seja realizado um monitoramento por parte das concessionárias.
Embora a solução já esteja em um patamar avançado, Zini também acrescenta que, ao pensar no futuro, a tendência é que o pedágio se torne completamente automatizado nos próximos anos com a adoção do free flow (fluxo livre), um novo formato de pedágio que permite aos motoristas trafegarem sem a necessidade de parar nos tradicionais guichês de cobrança. Por isso, é essencial que as aplicações continuem evoluindo constantemente para atender às novas demandas das concessionárias.
De acordo com o country manager da GeneXus Brasil, Portugal e Cabo Verde, Ricardo Recchi, as plataformas de desenvolvimento precisam permitir a criação de soluções escaláveis e à prova do futuro, assim, poderão ser evoluídas no momento que houver demanda.