Edit Content

Menu

Câmara de Dirigentes Lojistas de POA aposta na modernização de backup

Câmara de Dirigentes Lojistas de POA aposta na modernização de backup

Cerca de 30 mil CNPJs usufruem de garantia de disponibilidade e maior segurança nas consultas realizadas por associados para informações de análise de crédito

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Metallic foi a solução escolhida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) para realizar seu backup de dados na nuvem. A solução, fornecida por meio do parceiro Aggrandize, objetiva proteger os dados dos servidores Oracle Cloud e faz parte dos planos de transformação digital da CDL POA, que atende 2,5 mil empresas associadas e cerca de 160 entidades representativas, que compõe sua Rede de Entidades Parceiras, abrangendo mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul e 30 mil CNPJs.

 

A CDL POA tinha como necessidade modernizar sua infraestrutura de TI que estava alocada em Data Center externo e decidiu adotar um ambiente de nuvem que atendesse as demandas de escalabilidade e flexibilidade. A Entidade, então, optou pela solução Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e realizou a migração de sua base de dados, vinculada à Boa Vista SCPC, onde são realizadas por seus associados consultas diárias, com a ajuda da consultoria da Aggrandize.

 

Com isso, o time de TI conseguiu melhorar o nível de serviço (SLA) que era impactado diretamente pela disponibilidade e pelo tempo de acesso dos associados ao realizarem a busca de informações de crédito via webservice e portal CDL POA. Na ocasião, o backup (dentro do plano de continuidade de negócios dos serviços na nuvem) ainda era um assunto pendente.

 

Necessidade de backup automatizado

 

A crescente demanda por dados e informações fornecidos pela CDL POA para análise de crédito torna esse serviço essencial para os seus clientes. Cada segundo de interrupção causa grande impacto nos negócios e na economia como um todo.

 

Antes do início do projeto, o processo de backup e recuperação era muito complexo impactando a operação e piorando o nível de serviço. Segundo Celso Pelliccioli, gestor de TI da CDL POA, apesar da ferramenta anterior conseguir entregar o backup de dados, todo o processo era muito moroso e não havia possibilidade de automação.

 

De acordo com Pelliccioli, “o processo ficou muito mais rápido e estável, passando de dias para minutos, sem a necessidade de um analista de TI. Esta agilidade e automação contribuiu positivamente na qualidade com que o serviço é entregue aos clientes, reduzindo complexidade e erros humanos”.

 

O time de Tecnologia da Informação da CDL POA buscou novamente a Aggrandize, que indicou o Metallic, da Commvault. Darlan Bastos, CTO da Unidade de Infraestrutura da Aggrandize explica: “Como a CDL POA precisava de uma solução rápida, a escolha pelo Metallic foi certeira. Como o Metallic está 100% baseado em nuvem, a implementação durou apenas um dia e logo foi seguida de um ajuste fino para atender às necessidades do cliente”. Um ponto relevante também citado por Darlan – o backup é armazenado com alta disponibilidade entre duas regiões distintas da Oracle Cloud, o que garante dupla geolocalização dos dados.

 

Comprando sossego

 

A partir da integração das soluções da Oracle e Commvault, a CDL POA transformou seu ambiente de TI, migrando para nuvem Oracle e conquistando a escalabilidade e a agilidade que seus clientes demandam. Esse movimento impactou positivamente na rapidez do acesso e da liberação de crédito ao consumidor final em diversas instituições financeiras que operam na região.

 

Os dados nos servidores Oracle ficaram protegidos com o Metallic, que entrega backup de dados dos mais diversos workloads na nuvem, contribuindo para a continuidade dos negócios, a proteção dos dados contra ciberataques, a conformidade e a governança da corporação.

 

“Com uma só ferramenta e um console único, a CDL POA pode controlar diversas fontes e formas de backup. O modelo SaaS tornou possível uma implementação em tempo recorde com proteção embutida contra ransomware, o que por si só já é um diferencial importante”, aponta Bastos, da Aggrandize. “A vantagem também se estende em relação a custos e agilidade, uma vez que por ser ambiente SaaS não se faz necessário a aquisição e manutenção de infraestrutura física”, ressalta.

 

“Com o Metallic, ganhamos mais tranquilidade para realizar nossas operações. Evitamos erros humanos e agilizamos o processo de backup dos servidores que apoiam os negócios da CDL POA. Hoje, com a Commvault, nos sentimos mais seguros para garantir nossos serviços a todos os associados”, diz o gestor de TI da CDL POA.

 

“A tecnologia SaaS Metallic é um grande facilitador para as equipes de TI em termos de agilidade, simplicidade e desempenho. Ficamos muito satisfeitos pelo sucesso da parceria com a Aggrandize para entregar este projeto com uma oferta de backup e replicação de dados, garantindo mais segurança a 30 mil negócios atendidos e outros milhões de clientes indiretos que se beneficiam da excelência dos serviços da CDL POA”, ressalta Luíz Pissinatti, executivo de vendas na Commvault.