Um dos principais desafios da empresa era dar agilidade aos processos de faturamento, cuja assertividade está diretamente relacionada aos indicadores de satisfação e fidelização dos clientes
A Brisanet Telecomunicações modernizou toda a operação de backoffice com a implementação do SAP S/4HANA para dar sustentação ao crescimento acelerado e à expansão da oferta de banda larga na região Nordeste do Brasil.
Num cenário de expansão da cobertura de fibra óptica para os demais estados da região até 2023, abertura de capital e atração de novos investimentos, a empresa priorizou o processo de modernização da gestão para se preparar para a oferta de novas soluções para o mercado e participar de mais processos de licitação.
“Toda estratégia de crescimento implica em efeito colateral, como mais complexidade e geração de novos pontos de atenção. O SAP S/4HANA permitiu que a Brisanet focasse na estratégia de crescimento, fornecendo todo o desempenho, as melhores práticas e escalabilidade necessárias para a operação”, comenta Felipe Xavier, líder de TI para aplicações SAP na Brisanet.
Um dos principais desafios da empresa era dar agilidade e acuracidade aos processos de faturamento, cuja assertividade está diretamente relacionada aos indicadores de satisfação e fidelização dos clientes. Como a base de assinantes segue crescendo mês a mês, esse é um ponto de constante atenção. O SAP S/4HANA não apenas resolveu os gargalos nos processos como oferece escalabilidade para a estratégia de crescimento acelerado, que pode representar o acréscimo de milhares de clientes.
Outro ponto crucial na migração para o SAP S/4HANA foi a lista de exigências que a empresa precisou atender ao submeter o pedido de abertura de capital. Xavier explica que o processo exigiu demonstrações financeiras para RI (relação com investidores), e o sistema permite a geração de relatórios de conformidade que atendem à necessidade de prestação de contas aos stakeholders.
O executivo também destaca o acesso simplificado a um mix de fornecedores globais, imprescindível para as iniciativas de inovação do negócio e de expansão continua da infraestrutura de rede da Brisanet. A utilização de uma solução robusta de gestão simplificada, com boas práticas de mercado, compliance e segurança, também oferece maior transparência aos processos de compras no Brasil e no exterior, incluindo consultoria técnica, com os principais parceiros de tecnologia da operadora, que inclui empresas como Dell, Cisco e Huawei.
O projeto de implementação foi iniciado no final de 2018 e concluído no início do segundo semestre de 2019 com o suporte do parceiro SAP IS GFX Consultoria. Os próximos passos da empresa incluem habilitar parte das operações para acesso em nuvem e incorporar Machine Learning e Inteligência Artificial aos processos para melhorar a experiência do cliente.