Edit Content

Menu

shutterstock_388021585_mirtmirt

Brasil e Indonésia assinam acordo para desenvolver novas tecnologias

Brasil e Indonésia assinam acordo para desenvolver novas tecnologias

Acordo vai aprofundar cooperação científica e tecnológica entre os países que abrigam duas das maiores florestas tropicais do mundo

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Em missão oficial na Ásia, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, firmou, nesta quinta-feira (23), um memorando de entendimento com a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação da República da Indonésia (Brin). O documento visa promover o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias; de projetos de pesquisa, inovação e capacitação; e de estudos para a colaboração bilateral.

 

Os temas prioritários abordados na cooperação entre os dois países incluem biodiversidade, com ênfase em seu uso sustentável e responsável; mudanças climáticas, incluindo ciências oceânicas e florestas tropicais; pesquisa e tecnologia espacial; e energia limpa, como a nuclear e a bioenergia.

 

Segundo o comunicado oficial, o Brasil e Indonésia abrigam duas das maiores florestas tropicais do mundo e estão entre os países com a maior biodiversidade do planeta. Para fortalecer os esforços de proteção das áreas verdes, o memorando assinado entre as duas nações prevê, entre outras ações, a cooperação no uso de satélites.

 

“Como nós temos em comum grandes florestas, vamos cooperar fornecendo os nossos modelos de satélites, inclusive o Amazônia 1, para reforçar o monitoramento. Com isso, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [Inpe] e o governo da Indonésia vão trocar imagens e ajudar mutuamente a garantir o controle do desmatamento criminoso e das queimadas”, detalhou a ministra.

 

Outro ponto de destaque na cooperação entre as nações é a bioeconomia. Segundo Luciana Santos, o intercâmbio de informações e experiências fortalecerá o crescimento dos dois países. “Vamos aprender juntos e trocar conhecimento, traduzindo isso em produtos e serviços para benefício da população”, afirmou.

 

Entre as atividades programadas, está a assinatura de dois instrumentos de cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. A viagem busca consolidar a presença do Brasil no cenário global, ampliando as fronteiras comerciais e as relações exteriores. Na Malásia , Luciana Santos e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação malaio, Chang Lih Kang, firmam memorando de entendimento para aprofundar a cooperação, por meio de desenvolvimento de pesquisa; de promoção de intercâmbio de cientistas, especialistas e pesquisadores; de realização de conferências, simpósios, cursos, seminários e exposições; de utilização comum de dispositivos, instalações e equipamentos de pesquisa científica; e de promoção de projetos conjuntos de P&D.

 

A cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre Brasil e Malásia tem focado, nos últimos dois anos, a área de semicondutores, e é hoje o eixo central da parceria bilateral. Além de Luciana Santos, integram a comitiva presidencial o ministro das das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Destaques