O Resultado Estrutural do Banco do Brasil totalizou R$ 42,5 bilhões em 2016, crescimento de 7,3% na comparação a 2015. A Margem Financeira Bruta cresceu 13,0% na mesma comparação anual, totalizando R$ 59,3 bilhões, enquanto as Rendas de Tarifas cresceram 6,8% no mesmo período.
Em 2016, o BB registrou Lucro Líquido de R$ 8,0 bilhões, que corresponde a um lucro por ação de R$ 2,84 no ano. A remuneração aos acionistas atingiu R$ 284,7 milhões no 4º trimestre e R$ 2,4 bilhões no acumulado anual. O Lucro Líquido Ajustado foi de R$ 7,2 bilhões no exercício.
O volume financeiro movimentado com cartões de crédito e débito alcançou R$ 271,0 bilhões no ano, crescimento de 5,5% sobre o ano anterior. Destaque para o crescimento das transações tradicionais, formadas por compras em estabelecimentos comerciais do varejo (+ 8,1%), e para as transações de agronegócio com cartão (+ 26,3%) no ano.
Negócios digitais
A função “Solução de Dívidas” para renegociação de créditos foi disponibilizada em Set/16 no aplicativo BB para mobile. Desde o lançamento da função no mobile, já foram registradas, via aplicativo, 34.123 contratações, com o valor total de R$ 244,8 milhões.
Foi concluída a transformação do modelo de relacionamento Estilo para o Digital, totalizando 250 agências Estilo convertidas para o modelo Digital. O BB inaugurou o primeiro escritório Estilo Digital e finalizou o ano com 34 escritórios no modelo Exclusivo. Até dezembro, 1,3 milhão de clientes alta renda já eram atendidos pelos modelos digitais.
A expansão desse modelo de relacionamento, aliado às inovações na oferta de produtos, proporcionou a elevação nos níveis de satisfação dos clientes Estilo, em média, de 16%, de acordo com o resultado do Net Promoter Score. O consumo de produtos e serviços dos clientes inseridos no segmento cresceu entre 20% e 44%.