Edit Content

Menu

Aeroporto de Viracopos implementa embarque com reconhecimento facial

Aeroporto de Viracopos implementa embarque com reconhecimento facial

Como resultado, empresa melhorou a eficiência, segurança e comodidade dos passageiros e da equipe operacional em aeroportos, trazendo vantagens como redução de filas e tempo de espera

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A implementação do embarque com biometria facial no Aeroporto Internacional de Viracopos reforça a tendência global de adoção de tecnologias que aliam segurança e eficiência. Essa solução tecnológica, que elimina a necessidade de documentos físicos ou bilhetes impressos, também tem encontrado aplicação em diversos tipos de eventos, como shows, estádios de futebol e instituições culturais.

 

Nos aeroportos, o reconhecimento facial é fundamental para melhorar a eficiência, segurança e comodidade dos passageiros e da equipe operacional, trazendo vantagens como redução de filas e tempo de espera, aumento da segurança, experiência sem contato e interações físicas, precisão e confiabilidade e integração de outros sistemas de controle de fronteiras e gerenciamento de bagagens, melhorando a coordenação geral e a experiência do passageiro.

 

Tironi Paz Ortiz, CEO e fundador da Imply, destaca o impacto dessa tecnologia em diferentes setores: “A biometria facial transforma a experiência dos usuários ao proporcionar um acesso rápido, seguro e sem contato. No segmento de entretenimento, por exemplo, a tecnologia melhora significativamente a gestão de público e reduz filas, ao mesmo tempo, em que oferece maior controle e segurança aos organizadores.”

 

Eficiência e segurança como pilares

A eficiência e a segurança são os grandes diferenciais do reconhecimento facial. Com a eliminação de credenciais físicas, como bilhetes ou pulseiras, o tempo de entrada é reduzido drasticamente, aumentando a satisfação do público e permitindo um fluxo mais organizado. Além disso, a tecnologia minimiza o risco de fraudes, como o uso de ingressos falsos, e contribui para um ambiente mais seguro.

 

“Os avanços em inteligência artificial e biometria estão permitindo que a segurança não seja apenas robusta, mas também discreta. Ao mesmo tempo, entregamos uma experiência mais fluida e inovadora, tanto para os gestores quanto para os usuários”, conclui Ortiz.

 

Um exemplo emblemático da implementação da solução da Imply é o Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, que se tornou o primeiro estádio do estado a operar 100% de seus acessos por reconhecimento facial. Além disso, a empresa também modernizou a gestão de acessos em outras cinco importantes arenas no Brasil: Arena Independência, Arena MRV, Beira-Rio, Ilha do Retiro e Ligga Arena. Fora do segmento esportivo, a Imply também foi responsável pela implementação da tecnologia de reconhecimento facial na Oktoberfest Blumenau, considerada a maior festa alemã das Américas.