A Fundação Bradesco implementou uma nova plataforma digital para centralizar e agilizar os serviços administrativos em suas 40 escolas espalhadas pelo país. A iniciativa faz parte do Projeto ABC, que recebe um investimento anual de R$ 1,5 bilhão voltado à manutenção do ensino gratuito oferecido pela instituição.
Desenvolvido em parceria com a ServiceNow, o sistema foi implantado em um período de cinco meses e está disponível para mais de 4 mil funcionários. Entre os principais resultados observados estão a duplicação no número de pedidos de serviço e uma redução significativa no tempo médio de atendimento, que caiu 12 vezes sem a necessidade de aumento de equipe. Mais de 30 mil solicitações foram processadas desde o início da operação da nova plataforma.
Assistente Virtual
A centralização dos atendimentos ocorre por meio do portal Conecta, que reúne serviços internos como suporte técnico, solicitações de manutenção e gestão de processos administrativos. O sistema também conta com o auxílio da assistente virtual FaBi, desenvolvida com base em inteligência artificial.
Segundo a Fundação, o uso da tecnologia tem como objetivo otimizar os fluxos operacionais, liberando mais tempo para que as equipes se concentrem em atividades educacionais. A instituição afirma que o uso de IA faz parte de um planejamento mais amplo de modernização dos processos, com foco em eficiência e escalabilidade.
“A tecnologia vai muito além de uma ferramenta de suporte. Hoje, ela se torna parte estruturante das nossas ações no campo educacional”, afirmou Marcos Stahl, CIO da Fundação Bradesco. A adoção de inteligência artificial está prevista para evoluir nas próximas etapas do projeto, segundo o CIO, com a incorporação de novos recursos e automações que possam contribuir com a gestão educacional da rede.