Edit Content

Menu

The image of the human brain, a hologram, a dark background. The concept of artificial intelligence, neural networks, robotization, machine learning. copy space.

Adoção de IA no varejo poderá aumentar 150% em 3 anos, diz estudo

Adoção de IA no varejo poderá aumentar 150% em 3 anos, diz estudo

Pesquisa mostra possível aumento de indicadores da adoção de IA nas empresas, principalmente nos setores de consumo e varejo

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Uma pesquisa realizada pela KPMG apontou que, atualmente, 33% das empresas do setor de consumo e varejo adotam, de forma parcial ou ampla, ferramentas com IA. Segundo o estudo, esse indicador poderá chegar a 85% nos próximos três anos, um aumento de mais de 150%. Apesar disso, dados mostram que as organizações, ao serem questionados sobre a implementação da IA generativa, a adoção desse recurso é de 14% já a utilizam hoje em dia e 60% nos próximos períodos.

 

Adoção de IA

O “Relatório Global de IA em Finanças” (KPMG Global AI in Finance Report), explicou que em relação ao nível de maturidade do setor de consumo e varejo na adoção da inteligência artificial, 55% das empresas já estão implementando o recurso, 27% estão liderando o uso e apenas 18% estão na fase inicial. Além disso, as empresas da área investem atualmente 9% do orçamento em IA. Nos próximos três anos, esse aporte deve chegar a 13,8%, segundo a pesquisa.

 

Desafios das empresas

Quando questionados, na pesquisa, sobre os desafios para adoção e implementação de IA nas empresas, os executivos de consumo e varejo disseram que a principal delas era a vulnerabilidade em segurança e privacidade de dados (58%). Em seguida, pela falta de habilidades e conhecimentos em tecnologia (56%) e dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes (47%). Apesar dos obstáculos, o levantamento mostrou que foi registrado 29% no Retorno Sobre Investimentos (ROI) em IA no setor de consumo.

 

O sócio-líder de tecnologia e inovação para auditoria da KPMG no Brasil, Rodrigo Gonzalez, explicou que as empresas estão buscando esses recursos com IA para aspectos do setor financeiro.

 

“ Os resultados da pesquisa indicam que a contabilidade e o planejamento financeiro foram as áreas que mais tiveram avanços na implementação e no uso de IA, principalmente, devido aos potenciais benefícios que ela traz para muitas de suas atividades, que podem ir desde o aprimoramento do processamento de dados e de relatórios financeiros até dados em tempo real e análise preditiva”, afirmou o especialista.