Edit Content

Menu

76% dos produtores rurais já usam o WhatsApp para realizar negócios

76% dos produtores rurais já usam o WhatsApp para realizar negócios

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com o auxílio da tecnologia e das redes sociais, o agronegócio abre espaço para atração de negócios e clientes


Com a transformação digital a visão do homem do campo está cada vez mais aberta às novas tecnologias. Hoje vemos um olhar atento às redes sociais e uma abertura a novas oportunidades de negócios vindos do marketing digital.


Aos empresários rurais, a internet é uma aliada na tomada de decisão e pode ser utilizada para encontrar fornecedores, acompanhar informações sobre o clima e o mercado, bem como consumir notícias sobre o setor.


A pandemia mudou a realidade dos eventos, dias de campos, feiras, exposições, congressos e outros se tornaram virtuais. Para o diretor da OLMIX América do Sul, Murilo C. B Piva. “No agronegócio sempre vai prevalecer o trabalho de campo, nada supera o contato pessoal, porém a tomada de decisão e principalmente a informação está cada vez mais no digital”.


Dentro das estratégias da empresa, Murilo aponta que um dos planos principais estava nas feiras, em eventos presenciais, porém com as mudanças profundas que passamos nos últimos anos, e com o investimento alto que era destinado para estar nessas ocasiões, a internet veio como uma forte opção para ser a vitrine diária do agronegócio, destaca Murilo.


O CEO da TRIWI consultoria em Marketing digital, Ricardo Martins, destaca que o Marketing Digital tem conectado todos os segmentos do Agronegócio: “Desde pequenos produtores a grandes fornecedores de tecnologia. Não importa se você é produtor, fornecedor, multinacional ou uma startup, as ferramentas do Marketing Digital têm proporcionado resultados antes jamais vistos”.


Ricardo destaca que o avanço das tecnologias impactam positivamente nas vendas. Equipes comerciais tem se beneficiado das ferramentas de geração de leads e, mesmo na pandemia, bateram recordes de vendas pois não dependiam apenas dos métodos tradicionais de prospecção, pontua ele.


Muitas companhias conseguiram maior destaque e visibilidade gerando conteúdo de qualidade nas redes sociais. Empresas até então desconhecidas ganharam destaque no mercado simplesmente por abrirem um canal de diálogo bilateral. 


Outro comportamento que o CEO destaca como relevante para esse destaque é que muitas empresas perceberam a importância de uma boa estratégia de marketing e vendas que olhasse efetivamente para o novo comportamento de consumo nos últimos tempos.


Em pesquisa realizada recente realizada pela ABMRA, destaca que: “Nunca o conteúdo foi tão importante nas mídias digitais”. Além do fato de que “74% dos produtores usam a internet para se atualizar. O levantamento comprova a relevância do WhatsApp como meio de comunicação digital. Nada menos do que 76% dos produtores usam a plataforma para realizar negócios, o que é uma novidade.


Outro dado importante é que o Facebook continua sendo importante como rede social, porém não para fazer negócios e o YouTube quase triplicou de importância em relação à pesquisa de 2017”, detalha Nicodemos, Presidente da ABMRA.


Com a instantaneidade das informações e principalmente com a rapidez com que a tecnologia nos conduz, é cada vez mais importante priorizar conteúdos relevantes, com planejamento, sendo intencional e com propósitos claros e definidos.


Dentro desse cenário, Ricardo conta que com a digitalização das empresas impulsionado pela pandemia, consumidores mais distantes e até mesmo inalcançáveis, conseguiram de fato encontrar novos fornecedores. A barreira geográfica já não foi um limite.


O que antes era só acessível via catálogos e em eventos, hoje tem uma relação entre empresas e clientes a alguns cliques de distância. Empresas tiveram aumento nas vendas simplesmente por colocar um site no ar, outras aumentaram seu reconhecimento de mercado por gerarem conteúdo de qualidade nas redes sociais.


Entre os meios de comunicação tradicionais, os produtores preferem a TV aberta, seguida por rádio, TV especializada, jornal e revista.


“Destaco a resiliência do meio rádio, que permanece muito importante no meio rural e também a confiança dos agricultores e criadores nas revistas e jornais. Um em cada quatro produtores participantes da pesquisa (26%) disse que a revista é muito importante para me manter informado sobre o setor rural e 30% destacaram que jornais e revistas do agronegócio ajudam os profissionais do campo a inovar e aumentar os seus ganhos”, ressalta Nicodemos.


Pensado em ferramentas e suportes que possibilitam uma comunicação estratégica voltada para vendas, o que vemos hoje com o marketing digital e com as novas tecnologias é a construção de algo muito maior, um relacionamento ainda mais uma conexão com os clientes, potenciais clientes e público em geral.