Durante a segunda edição do Web Summit Rio, o banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país, se aproximou dos participantes presentes por meio de uma ativação em seu estande que resultou em uma pesquisa que demonstrou que 52% do público participante considera que inteligência artificial deve ser o tema de maior relevância no mercado financeiro nos próximos anos.
Com a ajuda da Bolder, o banco instalou um mural interativo para compreender o nível de conhecimento dos presentes no evento sobre o ecossistema do mercado financeiro. Quem passou pelo estande e mural pôde elencar quais as próximas tendências financeiras. Para 52% deles será a Inteligência Artificial (IA); 19% acreditam ser as criptomoedas; 17% disseram ser as moedas digitais e o Drex para 12%.
Em outra questão, 49% deles responderam que seu conhecimento sobre o Sistema Financeiro Nacional é médio e apenas 25% deles consideram alto. Já quando questionados sobre quem são no Open Finance, 37% responderam que acreditam ser como o Pix – colaborador que faz tudo rápido e o famoso “pau para toda obra”; outros 37% se consideram o Beyond Banking – colaborador que é super antenado, quer ajudar todas as áreas e está sempre sendo demandado por tarefas diferentes das usuais – 15% se veem como o próprio Open Finance – colaborador que é aberto, comunicativo e super integrado com a galera – e somente 11% se reconhecem como o Drex – o colaborador novo no trabalho, que nem todos conhecem, mas que é 100% conectado ao mundo digital e detesta o mundo analógico. Quase 300 pessoas interagiram com o mural, sendo a maioria (39%) colaboradores e executivos de diferentes companhias.
Ainda sobre o Pix, 88% afirmaram que o modo de transferência monetária instantâneo impacta muito sua vida. Mesma percepção em relação ao Drex, em que a maioria (40%) acredita que a moeda digital brasileira vai impactar muito sua vida.
“Esta ativação nos forneceu insights preciosos sobre as percepções e os entendimentos das pessoas sobre o mercado financeiro. As respostas dos participantes do evento servem como uma pequena amostragem e nos ajudam a entender ainda mais nossos clientes e a nos direcionar na oferta de novos produtos e serviços. Além disso, foi uma ferramenta vital para compreender o impacto do nosso estande no Web Summit Rio”, diz Carlos Bonetti, diretor executivo de Riscos do banco BV.
O estande do banco BV recebeu cerca de 3.500 pessoas durante os três dias de evento e com o apoio da Bolder, contou com um sistema de monitoramento para coletar dados sobre o tráfego de visitantes. Além da colaboração da Escola 42 Rio, escola de programação e engenharia de software, para a tradução simultânea em Libras, permitindo, assim, uma análise aprofundada do envolvimento e interação de todos os participantes.