A IA foi apontada como uma das principais tendências para o turismo em 2025, segundo pesquisa global encomendada pela Booking.com para identificar os comportamentos e inovações que devem moldar como as pessoas programam suas viagens. A pesquisa ouviu mais de 31 mil pessoas em 34 países e territórios, incluindo o Brasil.
De acordo com o estudo, 2 a cada 3 viajantes brasileiros (66%) afirmam que pretendem usar IA para organizar suas próximas viagens em 2025. Nove em cada dez (87%) acreditam que o uso da ferramenta torna o processo mais rápido e eficiente, facilitando decisões que antes exigiam tempo e pesquisa. A confiança na tecnologia também chama atenção — 84% dos brasileiros dizem se sentir seguros ao utilizá-la, e 78% consideram as informações fornecidas por esses sistemas como precisas e confiáveis.
Qual geração usa mais IA?
O uso da IA se espalha entre diferentes estilos de viajantes, ela é vista como ferramenta-chave tanto pelos brasileiros que vão viajar à trabalho (74%), quanto por casais, viajantes solo (ambos com 70%) e famílias (67%). Quando o recorte é geracional, os mais jovens puxam a fila: 69% da Geração Z afirmam que devem usar IA para planejar suas viagens em 2025. Mas o interesse vai além da juventude, com 67% dos Millennials afirmando que já estão prontos para entregar o roteiro nas mãos da tecnologia, e até mesmo a Geração X começa a embarcar nessa jornada (58%).
Seja para receber recomendações certeiras de restaurantes (51%), encontrar a acomodação ideal (49%) ou montar um orçamento equilibrado (48%), a IA deve marcar presença em diferentes etapas da jornada, aponta pesquisa. Além disso, 44% dos brasileiros pretendem usá-la para promoções e descontos, e garantir dicas de segurança nos destinos que desejam explorar.
IA vai substituir influenciadores de viagens?
Os dados apontam que o uso da inteligência artificial como fonte de inspiração para viajar continua atrás das redes sociais, amigos e motores de pesquisa, mas já empata com os mapas virtuais e ultrapassa os podcasts, guias tradicionais e agências físicas. Atualmente, 15% dos brasileiros já usam IA para se inspirar na hora de decidir o próximo destino.