A Votorantim adotou o SAP Concur Expense para gestão de despesas de viagens e reembolsos dos funcionários na holding, Centro de Excelência Lima e empresas investidas, como Votorantim Cimentos, Votorantim Energia, CBA, Nexa Brasil, Nexa Peru e Reservas Votorantim.
A implementação inicialmente substitui uma solução anterior da SAP utilizada por três delas. Nos meses seguintes foi ampliada para as demais como parte das iniciativas de digitalização dos processos, considerando que alguns negócios ainda realizavam os reembolsos de forma manual e com uso de planilhas.
“Há dois anos, procuramos a área de TI para buscar uma nova solução e, além da parte técnica, priorizamos a tecnologia que oferecesse a melhor experiência para os viajantes das empresas, seja a negócios ou para os profissionais de atuação em campo. Após avaliação de algumas alternativas, optamos pela SAP Concur”, explica Giuliana Bonoto, analista financeira da Votorantim.
Atualmente, a plataforma está disponível, via aplicativo no celular ou plataforma web, para 18 mil colaboradores, espalhados por 230 unidades, instaladas em diversas regiões do País.
Antes da implementação, os pedidos de reembolsos geravam muitas reclamações, pela morosidade para o recebimento, que podia chegar até 30 dias, e também pelo tempo gasto pelas equipes para preencher os relatórios, enviar os comprovantes, buscar aprovações dos gestores responsáveis, entre outras etapas.
O SAP Concur permitiu que todas essas fossem digitalizadas, aumentando a transparência dos processos, com impacto significativo no tempo de reembolso: reduzindo de até 30 para 5 a 10 dias para conclusão total do relatório, incluindo o processo de auditoria e pagamento.