Até 2026, o volume tradicional de busca nos mecanismos de pesquisa cairá 25%, com o marketing de busca perdendo participação de mercado para chatbots com Inteligência Artificial e outros agentes virtuais, de acordo com previsão do Gartner.
“Buscas orgânicas e pagas são canais vitais para os profissionais de marketing de tecnologia que desejam alcançar objetivos de conscientização e de aumento de demanda”, diz Alan Antin, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “As soluções de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) estão se tornando mecanismos de resposta alterativos, substituindo as consultas dos usuários que anteriormente só eram executadas por meio de mecanismos tradicionais de pesquisa. Isso forçará as empresas a repensarem suas estratégias de marketing à medida que a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) passará a ser incorporada em todas as áreas das empresas.”
A qualidade e a autenticidade serão os pontos principais à medida que os agentes virtuais substituírem a pesquisa tradicional
Com a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) reduzindo o custo de produção de conteúdo, há um impacto sobre as atividades, incluindo a estratégia de palavras-chave e a classificação de autoridade de domínio dos sites. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa valorizarão ainda mais a qualidade do conteúdo para compensar a grande quantidade de informações geradas pela Inteligência Artificial, já que a utilidade e a qualidade do conteúdo ainda reinam supremas para o sucesso nos resultados de pesquisa orgânica.
Também haverá uma ênfase maior na marca d’água e em outros meios para autenticar o conteúdo de alto valor. As regulamentações governamentais em todo o mundo já estão responsabilizando as empresas à medida que começam a exigir a identificação dos materiais de marketing criados pela Inteligência Artificial. Isso provavelmente desempenhará um papel na forma como os mecanismos de pesquisa exibirão esse conteúdo digital.
“As empresas precisarão se concentrar na produção de conteúdo exclusivo que seja útil para os clientes e os consumidores potenciais”, afirma o analista do Gartner. “O conteúdo deve continuar a demonstrar elementos de classificação de qualidade de pesquisa, como conhecimento, experiência, autoridade e confiabilidade”, alerta Alan Antin.