A Vigor, empresa nacional de alimentos e bebidas, dá um grande passo no mundo da tecnologia de ponta, prometendo mudar a experiência do consumidor nos supermercados. A companhia acaba de criar e implementar a “Vigor Smart Freezer”, uma revolucionária geladeira de ponto de venda que possui tecnologia inteligente e promove interações diversas com o consumidor. Com tela audiovisual e ferramentas como a de reconhecimento facial, o equipamento transmite comunicações personalizadas aos clientes, auxiliando-os na escolha do melhor produto.
Já para o supermercadista, oferece soluções e análises em tempo real para melhorar o desempenho nas vendas. A primeira Vigor Smart Freezer já está funcionando em uma das lojas do Super Muffato, em Londrina (PR), que pertence ao Grupo Muffato, quinta maior rede de supermercados do país com 53 lojas e 12 mil colaboradores.
Elaborado para a marca Vigor Grego, o material consiste em uma geladeira de check out (posicionada na boca do caixa) com configuração inovadora, ideal para alavancar compras por impulso e gerar dados instantâneos para o varejista e a indústria. Uma de suas ferramentas é o chamado e-pusher, instrumento de exposição que entrega muito além da visibilidade ideal para os produtos.
O dispositivo conta com tecnologia de leitura on-line de dados que identifica itens disponíveis e sua saída, o que permite a gestão de estoque em tempo real. A mesma ferramenta possibilita vinculação a uma tela interativa, disponibilizada na parte da frente da geladeira, que dispara mensagens audiovisuais personalizadas para o consumidor, de acordo com a versão de produto por ele retirada. Ou seja, a comunicação é feita de maneira customizada, aumentando a chance de conversão em vendas. Informações nutricionais, benefícios de cada produto e promoções direcionadas são exemplos de mensagens que podem chegar ao cliente.
A inovação conta ainda com a disponibilização de câmeras que geram contagem de fluxo de pessoas e reconhecimento facial – que determina gênero, idade, tempo de interação com a marca e permite o uso de comunicações direcionadas. Segundo Fabio Acayaba, Gerente da área de Trade Marketing da Vigor, a Vigor Smart Freezer, que foi desenvolvida em parceria com as empresas Equipa e Studio Prime, tem por objetivo propiciar o aumento da rentabilidade do varejista e melhorar a experiência de compra do consumidor.
“Ao desenvolver e implantar esse equipamento, trouxemos para o cenário atual do varejo o que ainda era enxergado pelo mercado como um material puramente futurista. Conseguir tornar isso concreto é um grande passo. Mais uma vez, trazemos a força de inovação da Vigor e a aplicamos à maneira de pensar e direcionar o nosso trabalho. Estamos falando de um item tecnológico que revoluciona o ponto de venda e beneficia não somente a indústria e suas marcas, mas também o varejista e o consumidor”.
Para o gerente comercial do Grupo Muffato, Adilson Corrêa, abrigar a primeira geladeira Vigor Smart Freezer tem tudo a ver com a filosofia da empresa. “Pioneirismo, inovação e tecnologia são características do Super Muffato, que sempre leva aos seus clientes, em primeira mão, o que há de mais avançado e moderno no segmento”, comenta.
Novas ideias e atualizações da geladeira estão previstas pela marca, que pretende, em 2018, expandir a inserção da ferramenta em mais clientes no varejo.