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‘Venture Builder’ apresenta soluções e cases de sucesso em celebração de aniversário

‘Venture Builder’ apresenta soluções e cases de sucesso em celebração de aniversário

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Durante evento em homenagem aos 35 anos de atividade, o Grupo Stefanini apresentou uma série de cases de sucesso junto do balanço anual do conglomerado, com perspectiva de aumento de 1,2 bilhão de reais em 2022.

O Grupo Stefanini promoveu nesta segunda-feira (26/09) o evento de comemoração dos 35 anos de existência da companhia, reunindo convidados no Hotel Rosewood, em São Paulo. Ali, o Grupo apresentou, por meio de seu CEO Global e fundador, Marco Stefanini, a expansão de seu faturamento de 5 bilhões de reais em 2021 para a perspectiva de 6,2 bilhões de reais neste ano, representando um aumento de 24% na geração de capital do grupo. A expansão se deu especialmente através da abertura da divisão de ventures da Stefanini, que tem em seu rol mais de 30 empresas de tamanhos e especialidades diversos, reunidas em seis plataformas diferentes: Analytics e IA; Banking & Payments, CIbersegurança, Indústria 4.0, Marketing Digital e Tecnologia.

“Hoje são quatro Stefanini’s, que chamamos de consultoria: tem a Brasil, focada no mercado nacional, depois temos LatAm, dos hispanohablantes como chamamos os países de língua espanhola. Depois temos a Europa e Middle East, e por último, a North America e Asia-Pacific. A nossa quinta frente seriam as ventures. E como a Topaz cresceu muito, ela se tornou uma torre à parte. Mas o objetivo de todas essas ventures vistas hoje é seguir pelo mesmo caminho, pois a gente se coloca não só como uma empresa digital, mas também como uma ‘venture builder’: nosso grupo constrói ventures, constrói empresas digitais como todas essas”, comenta Marco Stefanini.

A expansão do grupo iniciou-se em 2012, mas passou a ter um movimento acelerado a partir de 2018, mantendo um processo de aquisição e absorção de uma série de companhias em diferentes frentes de negócios. Levando o grupo Stefanini a contar, hoje, com presença em 41 países diferentes e contar com mais de 30 mil colaboradores.

Apesar disso, o CEO do Grupo no Brasil, Marcelo Ciasca, indica que as atividades em solo brasileiro ainda são um foco importante do grupo: “Em 2012 assumi a operação América Latina, que a Stefanini não inclui o Brasil. E em 2019, o Marco me convidou para voltar ao país e assumir a operação nacional, que para nós é uma operação por si só. As atividades da Stefanini no Brasil contam com aproximadamente 12 mil colaboradores sem contar as ventures, presente nas principais capitais do país. Com muitas operações locais”, Disse Ciasca.

Dentro da própria divisão brasileira, foram apresentados cases de sucesso que o Grupo Stefanini participou. Um deles foi o desenvolvido com a companhia de energia Raízen, que buscou aplicar os métodos de analytics para enfrentamento dos processos internos da companhia. Hoje, a Raízen utiliza a plataforma digital da Stefanini em quase toda a sua cadeia (98%). Essa atividade se baseia em modelo de Business Agility, acelerando os processos produtivos e oferecendo previsibilidade nos resultados, que são aqueles buscados pelos usuários.

“O case da Raizen foi um dos mais importantes que fizemos, e que nos rendeu um prêmio de Shell box de agilidade, com mais de 14 squads trabalhando com eles. Então é um dos trabalhos mais importantes que a gente tem, unido Shell e todas as lojas de conveniência deles, Levando à transformação digital que buscamos”. Comenta Ciasca.

Tradução natural e IA

Outro case apresentado entre as pautas da celebração ficou a cargo da venture Woopi, ligada à parte de Inteligência artificial do Grupo Stefanini. O produto citado em questão foi batizado de Voicero, e já está disponível dentro do rol de marketplace da Microsoft, a parceira central desse projeto. A ideia envolve aplicar um modelo de tradução simultânea às falas dos usuários do Microsoft Teams para dentro das salas de colaboração, de forma que cada usuário receba de volta a tradução natural e instantânea do diálogo emitido pelo primeiro falante.

A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Stefanini tomou a ideia do Voicero durante os trabalhos de melhorias e desenvolvimento dos processo de linguagem natural e automática e machine learning que seriam incorporados posteriormente à SOPHIE, assistente inteligente virtual do Grupo Stefanini.

“A Woopi é uma das nossas ventures especializada em processamento de linguagem natural, com a nossa, talvez, cara mais conhecida – a SOPHIE –, a personificação do nosso produto IA. Esse ano tivemos uma conquista bastante importante com a Microsoft, trabalhando um produto de alcance global com eles, o Voicero”, afirma Bruno Goldini, gerente de Ventures da Stefanini. Hoje, a tecnologia faz a tradução natural em 30 línguas diferentes, e segundo o gerente de Ventures, essa cifra deve subir para cerca de 60 línguas muito brevemente. “É uma grande conquista para as equipes, tanto do Brasil, especializada em linguagem natural, quanto todas as outras, também importantes”, conclui Goldini.