Empresa de tecnologia faz roll-out do sistema de frente de loja, levando facilidade de uso e relatórios específicos do setor para tomadas de decisão em tempo real. Ao todo, 460 usuários estão acessando o sistema
A Elmo Calçados precisava evoluir seus processos de frente de loja para um sistema de fácil usabilidade e, ao mesmo tempo, que fornecesse dados para a tomada de decisão em tempo real. A solução escolhida foi o ERP (Enterprise Resource Planning) da Data System que por se tratar de uma solução especialista, possui as características almejadas pela Elmo Calçados.
De acordo com Rodrigo Ballesteros Falci, presidente da Elmo Calçados, o ERP anterior era uma colcha de retalhos e, mesmo com as adaptações realizadas, não apresentava performance em relação aos indicadores. “A empresa estava sucateada em relação à gestão da informação, não conseguíamos extrair do sistema dados úteis sobre as áreas. Logo, era uma ferramenta subutilizada”, acrescenta Falci.
Ao todo, 33 lojas passaram a operar com o sistema da Data System. O roll-out, de acordo com Soraya Ferreira, gestora de projeto da Elmo Calçados, foi extremamente simples e fez parte de um plano de gestão de mudanças conduzido pela empresa e apoiado pela Data System.
“Como o sistema anterior estava há mais de 25 anos em operação foi necessário engajar todas as pessoas para a virada do software. Divulgamos pílulas de conhecimento sobre a importância do projeto e como o novo software facilitaria o dia a dia da operação”, explica Soraya. Ao todo, 460 usuários estão acessando o novo sistema.
A Elmo Calçados destaca os relatórios fornecidos pela ferramenta como um diferencial para o negócio. “Se tivéssemos optado por outro ERP, teríamos que integrar um Business Intelligence. Mas, com a Data System, passamos a ter relatórios específicos para o varejo de moda, como as análises de compras, remarcação de produtos, transferência entre lojas, evolução de vendas com diversas variáveis, giro de produtos, entre outros. Com essas informações, conseguimos acompanhar nossas campanhas, alterar rotas rapidamente, fazer planejamentos a todo momento e tomar decisões em tempo real. Se aumentarmos a margem de lucro de um produto que apresenta alto giro, por exemplo, conseguimos enxergar os impactos dessa ação sob diversos ângulos, como financeiro, markup da loja etc”, comenta Falci.
Além do ERP para os processos de frente de loja, a Elmo Calçados também está fazendo uso do aplicativo Painel de Vendas, que fornece para os gerentes mais uma opção sobre a visualização das vendas. A ferramenta oferece autonomia e facilidade para acompanhar a operação e tomar decisões, como identificar os produtos parados que precisam de mudança na exposição ou outra ação para passar a vendê-los.
De acordo com Falci, o sistema da Data System inaugurou uma nova fase para a Elmo Calçados, qualificando as lojas para operar conforme a lógica de mercado, que exige estratégias ágeis para atender o consumidor. “O sistema é extremamente robusto, mas com simplicidade, amigável e confiável, fornecendo informações sobre o todo, o que dá condições ao time de executar estratégias com assertividade. Temos agora uma facilidade mercadológica que nunca havíamos tido antes”, pontua Falci.
Rodrigo Roland, CEO da Data System, comenta que facilitar a gestão do PDV e contribuir na assertividade das decisões de empresas como a Elmo Calçados é o propósito da empresa para o segmento. “A alta aderência do ERP às operações do Grupo é fruto da escolha por uma solução especialista”, finaliza Roland.