Varejistas se apoiam em soluções CRM para conhecer hábitos e preferências do público e definir melhores estratégias de venda e retenção de clientes nesse Dia do Consumidor
Marcas varejistas dos mais amplos segmentos, como eletrônicos, eletrodomésticos, moda, construção, cosméticos e acessórios, por exemplo, precisam adotar estratégias para atender à grande demanda e converter o otimismo dos consumidores em uma boa jornada de compra, com um grande volume de vendas.
“O consumidor deve ser o centro das estratégias, tanto de marketing, quanto de vendas, que devem ser pensadas com base nas necessidades e preferências do público. Entender essas preferências e o perfil comportamental dos consumidores é fundamental para oferecer a melhor experiência de compra, crucial para a retenção”, explica Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel.
Nesse cenário, soluções de CRM (Customer Relationship Management) são um diferencial competitivo, pois centralizam a base de dados dos clientes e facilitam a identificação de seus hábitos e preferências. “Com uma solução CRM, o varejista identifica os gostos do público e seu comportamento, não importa em que canal ele esteja interagindo. Assim, fica mais fácil personalizar o atendimento, reter e ter melhores resultados”, explica Pedro Ivo.
A projeção é que o mercado de CRM chegue a 80 bilhões de dólares até 2025, de acordo com a SelectHub, plataforma online de escolha de Softwares. “Os dados gerados por um CRM são um ponto de partida fundamental para orientar estratégias de marketing e comunicação e identificar soluções práticas para as dores dos consumidores. Em datas sazonais, que representam grandes oportunidades para novas vendas e recompras, dispor dessa solução é ainda mais essencial”, finaliza o executivo.