O Grupo R Carvalho escolheu a infraestrutura de tecnologia em nuvem da Oracle para apoiar o crescimento da empresa bem como melhorar a experiência dos clientes das 25 lojas espalhadas pela região. A partir desta decisão, o grupo passou a obter ganhos de produtividade, segurança e disponibilidade das lojas. Além disso, a implantação ajudou a aumentar a agilidade das informações para o negócio.
A empresa sempre buscou inovar em processos internos e externos a fim de manter a qualidade no atendimento e posição de liderança no mercado. A solução para reforçar esta estratégia foi implantar uma infraestrutura de TI robusta criada e customizada para os planos do Grupo R Carvalho.
Segundo Julio Pires, gerente de TI do grupo, todo o projeto comprovou que o uso da nuvem trouxe benefícios expressivos para as operações das lojas e para os clientes. “Avaliamos que a aquisição de máquinas para criar um datacenter próprio era inviável. Como todos os programas rodam no Oracle Cloud, reduzimos 30% os custos com tecnologia e registramos crescimento em vendas na ordem de 18%, no ano passado”, destaca Júlio.
Outros resultados também chegaram até a frente dos caixas dos supermercados. As reclamações dos consumidores da rede reduziram cerca de 95% sobre lentidão, quedas de cartão e travamentos de compras, por exemplo. A resposta rápida na aprovação das compras deixou o atendimento mais leve e agradável, e com mais agilidade no processamento das compras e cartões de crédito e débito.
A nova realidade da empresa após o uso da nuvem trouxe melhorias para o time de TI, que passou a se envolver com assuntos de inovação, como a criação de novos serviços e não tanto operacionais. Os períodos dos plantões para monitoramento dos sistemas foram reduzidos pela estabilidade proporcionada. Além disso, passou-se a ter mais tempo para pensar em desenvolver novos negócios, como é o caso da parceria com comércio eletrônico, a ser lançada em breve. Com toda facilidade e agilidade das soluções na nuvem, em uma semana, foi realizada toda a integração.