O Cloud Computing está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, o que colabora para a diminuição de gastos e aumento da produtividade da equipe de TI através do uso de alguns modelos de nuvens. De acordo com um levantamento do Gartner, até 2020 a nuvem híbrida será a forma de cloud mais utilizada pelas empresas mundialmente.
Ainda em pesquisa realizada pela IT4CIO sobre tendências de investimentos em TI com mais de 1.500 empresas no Brasil, das que já usam cloud, 58% indicaram o uso no modelo de nuvem híbrida e/ou pública.
Sendo a nuvem híbrida uma oferta cada vez mais abrangente de cloud, considerando que o número de empresas embarcadas na jornada para a nuvem é crescente, entrega vantagens aos usuários ao permitir gerar o que de melhor cada nuvem nas fases de amadurecimento das empresas na adesão ao cloud já beneficiando-as em aspectos como preço, entregas técnicas e roteamento de forma programada.
Para tirar o máximo de proveito da nuvem híbrida, é preciso ter uma interface que atenda as tecnologias privada e pública, para assim, em caso de problemas, o CIO possa acompanhar simultaneamente ambas e, em qualquer oscilação que o sistema apresente, consiga calibrar qual nuvem receberá a maior demanda até o sistema normalizar.
Dentro deste cenário, a Mandic Cloud vem desenvolvendo o Painel Mandic Cloud que permite gerenciar e interagir com diversas nuvens do mercado. Com o painel desenvolvido pela companhia, é possível ter em uma única interface a gestão do workload de TI das empresas independente do uso de tecnologia Vmware, Openstack, AWS ou outras tecnologias em nuvem, privada ou pública.
O fato é, a nuvem híbrida já é uma realidade acessível, mas para que ela seja eficiente para todos os tipos de negócios, José Henrique Bermejo, diretor comercial da Mandic Cloud Solutions afirma que “O uso de ferramentas prontas que entreguem capacidade de gerência neste ambiente é muito importante para que a nuvem híbrida seja mais clara e o trabalho se torne mais fácil para os usuários com o emprego de um suporte para o sistema”, completa.