O Gartner estima que o valor global de negócios derivados de Inteligência Artificial (IA) será de US$ 1,2 trilhão em 2018, cifra que representa um aumento de 70% em relação a 2017. A estimativa do Gartner é que o setor de Inteligência Artificial movimente US$ 3,9 trilhões em 2022.
A previsão de valor de negócios derivados de Inteligência Artificial do Gartner analisa o valor total de negócio nos setores verticais de todas as organizações abrangidas pelo Gartner. Há três recursos diferentes de valor de negócios de IA: experiência do cliente, renda nova, e redução de custo.
Experiência de cliente: Positiva ou negativa possui efeito no custo indireto. A experiência do cliente é uma condição prévia necessária para a adoção em ampla escala da tecnologia de IA para destravar seu potencial pleno e capacitar valor.
Renda nova: Vendas crescentes de produtos e serviços existentes, e/ou a oportunidade de criar produto ou serviço novo além da situação atual.
Redução de custo: Custos reduzidos incorridos na produção e distribuição daqueles produtos e serviços novos ou atuais.
O crescimento do valor de negócios de Inteligência Artificial mostra o padrão típico de curva em formato de ‘S’, associado com uma tecnologia emergente. Em 2018, a taxa de crescimento é estimada em 70%, mas vai desacelerar. Após 2020, a curva diminuirá, resultando em um crescimento em um ritmo mais lento nos próximos anos.
O Gartner destaca que romper com o valor global de negócios derivados por tipo de IA, suporte/crescimento de decisão (tais como DNNs) representará 36% do valor global de negócios derivado em 2018. Até 2022, o suporte/crescimento de decisão terá ultrapassado todos os tipos de iniciativas de Inteligência Artificial para representar 44% de todo valor global de negócios derivados.
Produtos inteligentes representam 18% do valor global de negócios derivados de IA em 2018, mas encolherá para 14% até 2022 conforme outros tipos de sistema com base em DNN se desenvolvem e assumem produtos inteligentes em sua contribuição ao valor de negócios. Produtos inteligentes possuem IA embutido neles, normalmente na forma de sistemas de Nuvem que podem integrar dados sobre as preferências do usuário a partir de sistemas e interações múltiplas. Eles aprendem sobre seus usuários e suas preferências e hiperpersonalizam a experiência e orientam o envolvimento.