Edit Content

Menu

shutterstock_306875030_everything-possible

USP inaugura espaço para pesquisa de inovação na indústria

USP inaugura espaço para pesquisa de inovação na indústria

O espaço Inovação SENAI-SP USP é resultado da parceira das instituições que integra educação, pesquisa e o setor produtivo por meio de iniciativas voltadas à aceleração de startups, atração de talentos e projetos de PD&I

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O SENAI-SP e a Universidade de São Paulo (USP) inauguraram o Espaço Inovação SENAI-SP USP, sediado no Centro de Inovação da USP (InovaUSP), na Cidade Universitária, em São Paulo. A iniciativa é resultado da parceria entre as duas instituições a fim de promover a pesquisa acadêmica e a inovação tecnológica no estado de São Paulo.

De acordo com a intituição, o espaço tem cerca de 320 m² de área total. O espaço foi concebido para fomentar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), promover o empreendedorismo e conectar talentos acadêmicos às demandas reais da indústria. Também reúne três frentes estratégicas do SENAI-SP: o UpLab, o programa Inova Talentos e o SENAI-SP Distrito Tecnológico, que atuarão de forma integrada no desenvolvimento de soluções para a indústria.

 

Ambiente de pesquisa e mentorias

 

O ambiente é voltado para startups, alunos e pesquisadores da USP, técnicos do SENAI-SP e empresas industriais. Além do coworking, o local está estruturado para receber mentorias, workshops, encontros de negócios e reuniões técnicas. Projetos desenvolvidos no local poderão contar ainda com a infraestrutura do SENAI-SP Distrito Tecnológico, em São Bernardo do Campo, para testes, ensaios, validações e desenvolvimento de soluções.

 

 

Para Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP, “a criação deste espaço na USP é essencial para aproximar a universidade das demandas do mercado, unindo teoria e prática na formação dos alunos e preparando-os para contribuir com o desenvolvimento do país”. Segundo ele, o projeto resgata a proposta original do SENAI-SP de integrar academia e indústria. “Ao conectar jovens talentos com a inovação, o espaço fortalece a competitividade da indústria brasileira e estimula transformações concretas por meio da criatividade e do conhecimento gerado na universidade”, finalizou.

 

 

Destaques