A empresa de logística UPS desenvolveu um software de roteamento que informa ao motorista as melhores rotas de entrega, bem como as etapas de cada caminho, com a ajuda da Google Cloud Platform (GCP). O projeto levou a empresa a economizar US$ 400 milhões por ano, além de reduzir o consumo de combustível de sua frota em 10 milhões de galões ao ano.
Com o avanço do e-commerce, a empresa continua a desempenhar um papel fundamental na movimentação de mercadorias em todo o mundo. As enormes quantidades de dados gerados pelas suas operações auxiliam a companhia no desenho e implementação de estratégias mais eficientes.
Hoje, a UPS movimenta 21 milhões de pacotes em mais de 220 países em todo o mundo, com seu pico nas temporadas de festas de final de ano. Além disso, os motoristas realizam diariamente 120 paradas de retirada e entrega, sendo que o número de rotas possíveis que cada motorista pode fazer da parada número um até a parada 120, chega a ter 199 dígitos.
O desafio do Google era permitir que a empresa utilizasse sua infraestrutura e capacidade de processamento para analisar todos esses dados e selecionar a melhor rota, considerando tempo e custo. Para isso, a empresa passou a utilizar GCP e BigQuery, num esforço que permitiu rápidos avanços nas previsões de rotas feitas pelo software criado pela companhia.
Com a ferramenta BigQuery, que realiza o armazenamento de dados empresariais sem servidor, a UPS passou a fazer previsões mais precisas e abrangentes com base no histórico de dados da empresa. A GCP, por outro lado, permite a execução de modelos de aprendizado de máquina em 1 bilhão de pontos de dados por dia, incluindo peso, formato, tamanho do pacote e capacidade de entrega da rede.