A colaboração vai explorar e desenvolver tecnologias de hidrogênio para data centers sustentáveis em climas tropicais, com o objetivo de longo prazo de adaptá-los para uso em rede global
Mantendo seus esforços de promover a sustentabilidade da infraestrutura digital e alcançar suas metas de neutralidade climática até 2030, alinhadas às metas baseadas na ciência, a Equinix, Inc. anunciou hoje uma parceria com o Centro de Pesquisa e Tecnologia em Energia (CERT) da Escola de Design e Engenharia da Universidade Nacional de Singapura (NUS) para explorar tecnologias que permitam o uso de hidrogênio como fonte de combustível verde para infraestruturas de data center de missão crítica.
Conjuntamente, a Equinix e o CERT lançarão o primeiro projeto de pesquisa do mundo para comparar a eficiência de células de combustível de membrana de troca de prótons (PEM) e tecnologias de geradores lineares de combustível flexíveis. As células de combustível PEM são um concorrente de destaque para a energia à base de hidrogênio, enquanto os geradores lineares flexíveis de combustível permitem que os operadores alternem facilmente entre diversas opções de combustível limpo, incluindo hidrogênio, biogás e vários combustíveis líquidos renováveis. A adoção dessas tecnologias pode permitir que os data centers reduzam as emissões de carbono enquanto atendem à crescente demanda por serviços de dados, colocation e interconexão.
“Os data centers servem como o condutor que impulsiona a economia digital, e tornar suas operações mais verdes pode impulsionar o crescimento de negócios sustentáveis em todo o cenário econômico. Trabalhar com parceiros de mentalidade semelhante, como o Centro de Pesquisa e Tecnologia de Energia da NUS, nos capacita com a experiência e o conhecimento combinados para promover o crescimento das economias digitais de acordo com as obrigações ambientais, beneficiando a indústria de data centers, as economias globais e o planeta”, avalia Yee May Leong, managing director da Equinix para o Sul da Ásia.
“A sustentabilidade é um pilar fundamental da economia global. Para complementar os esforços do setor público, o progresso também requer a colaboração com as partes interessadas do setor privado e da academia. Estamos ansiosos para trabalhar com parceiros da indústria como a Equinix, que é conhecida por seus esforços de sustentabilidade e nos fornece acesso a uma rede global de data centers que podem servir como teste para uma avaliação mais precisa da viabilidade operacional. Por meio dessa parceria, esperamos desempenhar um papel importante nas inovações de data centers ecologicamente sustentáveis que podem ser aplicadas em Singapura e no mundo todo”, comenta o professor associado Lee Poh Seng, diretor do CERT.
A colaboração envolverá uma avaliação holística da adequação dessas tecnologias para data centers tropicais, considerando as condições climáticas e restrições locais, demanda de energia, cadeia de suprimentos, recursos de armazenamento de combustível, bem como políticas regulatórias. As células de combustível PEM estão se tornando cada vez mais populares devido à sua capacidade de gerar energia com hidrogênio e oxigênio. Alguns projetos também podem executar o processo ao contrário para produzir hidrogênio puro para uso futuro apenas com água e eletricidade.
Esta iniciativa de pesquisa é contemplada em um Memorando de Entendimento (MOU) assinado no início deste ano entre os dois parceiros. De acordo com o MOU, o CERT realizará uma análise abrangente das tecnologias identificadas em colaboração com a Equinix, para determinar a viabilidade operacional em escala. Com base nos resultados de pesquisa, a Equinix espera desenvolver projetos de prova de conceito em sua rede global de data centers para testes no mundo real e para dar suporte à incorporação em futuros projetos de data centers. Ao impulsionar a inovação em Singapura, a parceria Equinix e CERT visa a acelerar tecnologias disruptivas que podem reduzir a pegada de carbono de data centers globais, principalmente em áreas tropicais.
A parceria faz parte da estratégia Future First da Equinix, que ressalta o compromisso da empresa em tornar a economia digital mais verde. O hidrogênio ecológico foi identificado como uma fonte viável de energia sustentável para data centers. No entanto, a geração de hidrogênio em escala industrial ainda está longe de ser comercialmente viável, tornando-se imperativo avaliar e adotar alternativas enquanto a pesquisa e o desenvolvimento continuam.