Edit Content

Menu

UFPA moderniza conectividade com implementação de Wi-Fi 6

UFPA moderniza conectividade com implementação de Wi-Fi 6

Projeto foi conduzido com a linha Omada da TP-Link para melhoria da infraestrutura acadêmica em Belém

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou um projeto de modernização e expansão da conectividade da instituição, que conta com um campus sede em Belém, 11 campi no interior e 23 unidades na região metropolitana. A iniciativa teve como objetivo expandir a rede sem fio no campus da universidade, melhorar a cobertura do sinal e atualizar os equipamentos para a tecnologia Wi-Fi 6.

 

A UFPA, que atende mais de 50 mil alunos e possui 5.455 servidores, enfrentava desafios relacionados à cobertura insuficiente e à obsolescência dos equipamentos de rede sem fio. Com a implementação das soluções da linha corporativa Omada da TP-Link, a universidade conseguiu garantir economia e eficiência na gestão dos recursos públicos.

 

O projeto contemplou a instalação de Access Points e switches destacando os modelos EAP 610, EAP 670 e EAP 650, além dos switches SG3428. A adoção da tecnologia Wi-Fi 6 permitiu uma melhoria significativa na cobertura e na velocidade de conexão em áreas como o Mirante do Rio, um prédio chave do campus sede, que passou de 9 para 42 Access Points, cobrindo totalmente as salas de aula, áreas de convivência e administrativas.

 

Marco Aurélio Capela, Diretor de TI da UFPA, ressalta que a TP-Link apresentou a melhor solução técnica e econômica para a realidade da Universidade. “Conseguimos atender demandas represadas há mais de dois anos, com uma gestão centralizada e recursos de segurança e controle de acesso”, avaliou Capela.

 

Nova infraestrutura

Com a aquisição de mais de 400 equipamentos, a UFPA conseguiu expandir a cobertura da rede sem fio para todos os espaços da universidade, garantindo uma conexão estável e permanente para ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a gestão da rede ficou mais eficiente, possibilitando um controle mais eficaz das configurações e relatórios através de ferramentas acessíveis pela cloud ou dispositivos móveis.

 

Marcelo Oliveira, Diretor de Vendas ENBU da TP-Link Brasil destaca a importância do projeto. “A TP-Link tem como compromisso oferecer soluções que garantam conectividade de ponta e uma experiência de usuário diferenciada. Estamos muito satisfeitos em contribuir para a transformação digital da UFPA, assegurando que a comunidade acadêmica possa acessar todos os recursos necessários de forma confiável e eficiente.”

 

Impacto para a comunidade

A nova infraestrutura de conectividade possibilitou uma mudança profunda na qualidade de acesso à internet, essencial para as atividades acadêmicas e administrativas da UFPA. “Não existe ensino, pesquisa ou extensão sem acesso à Internet”, reforça Capela, destacando a importância da estabilidade e qualidade da conexão para a universidade.

 

O projeto também contribuiu para a redução dos custos com licenciamento, possibilitando um uso mais eficiente dos recursos públicos e proporcionando um diferencial competitivo para a universidade no que diz respeito à conectividade de sua infraestrutura acadêmica. “Nosso integrador XLAN adaptou as soluções às necessidades específicas do cliente, garantindo a compatibilidade e o desempenho ideal da infraestrutura de TI e telecomunicações. Com isso garantimos a correta implementação das soluções tecnológicas tendo a experiência do cliente no centro de um projeto”, explicou Oliveira.

 

A solução corporativa Omada da TP-Link é voltada para empresas de médio a grande porte, oferecendo uma plataforma integrada de gerenciamento de redes com foco em escalabilidade, segurança e confiabilidade. Com gerenciamento centralizado na nuvem, a Omada simplifica o controle de infraestrutura de TI, garantindo flexibilidade e eficiência na operação de vários sites é ideal para corporações que buscam uma gestão de rede robusta e de fácil expansão.