Edit Content

Menu

Universidade do Estado de Santa Catarina implementa tecnologia em laboratórios virtuais

Universidade do Estado de Santa Catarina implementa tecnologia em laboratórios virtuais

Com o software de VDI VMware Horizon, foi possível ministrar aulas práticas de forma remota

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) implementou a ferramenta VMware Horizon da VMware para disponibilizar o acesso remoto de recursos computacionais para seus alunos. Integrada ao VDI — infraestrutura de desktop virtual —, a ferramenta disponibiliza um sistema de agendamento, permitindo que os estudantes possam ter aulas práticas de forma similar ao uso dos laboratórios físicos.

Essa necessidade de criar laboratórios virtuais surgiu durante a pandemia, quando a Udesc temia que seus 15 mil discentes, distribuídos em mais de 100 cursos de 13 unidades, ficassem desassistidos ou com conteúdo defasado por conta da interrupção das aulas a fim de evitar a propagação do vírus da Covid-19.

“A educação é a nossa prioridade. Por isso, quando a pandemia começou, rapidamente fomos atrás de uma maneira de manter as aulas práticas dos nossos alunos mesmo em suas casas. Para tanto, contamos com o apoio da VMware”, afirma Fernando Seidler, coordenador de Administração de Dados e Datacenter da Udesc.

Assim sendo, a universidade abriu um edital em abril de 2020, por meio do qual 300 licenças de uso simultâneo da solução da VMware foram adquiridas. Em cerca de nove meses, o VDI VMware Horizon foi testado, implementado, integrado ao sistema da instituição e disponibilizado para uso. Com os laboratórios físicos migrados do modelo on-premise para a nuvem privada, qualquer usuário da organização têm acesso a uma ampla gama de complexos softwares em qualquer lugar.

Atualmente, a instituição conta com 35 modelos de laboratórios configurados no VDI, sendo que cada um possui uma média de 25 computadores. Com fácil manutenção, desempenho superior ao das máquinas físicas e gerenciamento no modelo de self-service — em que cada um faz o seu agendamento —, o sistema desonerou a equipe de tecnologia da informação, que era constantemente acionada, e garantiu a retomada das cerca de 140 aulas práticas.

“Por estar instalado na nuvem privada da Udesc, nossos laboratórios demonstraram um aumento de desempenho em relação às máquinas físicas, tanto é que agora eles possuem softwares de simulação de fluídos, mapeamento territorial, design gráfico, autocad, entre outros, e apresenta performance elástica para pesquisa e testes”, complementa Seidler.

Como a instituição dispõe de uma estrutura multicampi, com unidades distribuídas em 10 cidades do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância, o novo modelo beneficiou todos os seus estudantes. Agora, mesmo com os laboratórios físicos liberados novamente para uso, as salas virtuais continuam sendo abundantemente aproveitadas, com cerca de 100 reservas por semana, o que se deve à extinção das barreiras geográficas, alta capacidade tecnológica e facilidade de utilização.

“Estamos muito orgulhosos de poder contribuir com um projeto de tamanha magnitude, como o da Udesc. Foram nove meses de intenso trabalho para não deixar nenhum estudante desamparado, e hoje vemos que todo o esforço teve grande valia. Esperamos poder ajudar a universidade com muitos outros desafios no futuro”, finaliza Fernando Waichel, Enterprise Account Manager da VMware.