Após aplicação da solução, à cooperativa percebeu que nos primeiros 30 dias mais de 2,5 mil contas foram geradas e analisadas pelos robôs, contra 1 mil análises antes da implementação, quando o processo era feito de forma manual
Ao redor do mundo, o uso de processos de automação robótica tem permitido inovações importantes para dinamizar a rotina dos profissionais de saúde. Em Santa Catarina, a Unimed Grande Florianópolis é uma das empresas que adota este tipo de tecnologia, chamada de RPA, sigla em inglês para para Robotic Process Automation, criada para automatizar processos repetitivos e burocráticos. Atualmente já são mais de 200 robôs utilizados na cooperativa.
O resultado é o aumento da precisão e da conformidade dos processos, eliminando erros manuais e riscos de multas e penalidades. A automação permitiu uma economia de 50 mil horas de trabalho, liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas e criativas com foco no cliente final.
A jornada de sucesso da Unimed Floripa começou há pouco mais de dois anos, com o apoio da Automation Edge, empresa líder em soluções de automação inteligente. Ela forneceu uma plataforma integrada e flexível que permitiu à UGF criar, gerenciar e monitorar os robôs de forma simples e segura. O objetivo era aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos processos, reduzindo custos e erros manuais.
Os primeiros robôs foram utilizados em áreas administrativas, como a controladoria, financeiro e tecnologia da informação. Depois, foi ampliada para as áreas de assistenciais de saúde, comercial e operacional. Atualmente, o RPA é empregado em mais de 15 áreas da empresa.
Onde RPA foi implantado
A automação de processos acelerou a gestão financeira e administrativa da cooperativa médica. Na área de faturamento, por exemplo, o ciclo de análise e correção das contas dos pacientes, que era feito de forma manual, está automatizado, reduzindo para poucas horas o que levaria dias para ser feito. Após aplicar a tecnologia, a Unimed Grande Florianópolis percebeu que nos primeiros 30 dias mais de 2,5 mil contas foram geradas e analisadas pelos robôs, contra 1 mil análises antes da implementação, quando o processo era feito de forma manual.
“Esse é um dos benefícios de aplicar tecnologias na saúde. Ela não é uma ameaça ao fator humano, pelo contrário, permite que colaboradores atuem em demandas mais estratégicas e urgentes, dando celeridade ao negócio”, complementa a gerente de excelência operacional e inovação, Cristiane Carvalho.
Reconhecimento em automação da saúde
A metodologia adotada pela cooperativa se tornou referência no mercado de automação, inspirando outras empresas que buscam otimizar suas operações por meio da tecnologia. Um dos reconhecimentos veio durante o evento User Conference, que reuniu em Curitiba especialistas em automação inteligente de todo o país para compartilhar as melhores práticas e tendências do mercado. Eles consideraram a experiência da Unimed Floripa um case de sucesso e referência na área de automação e melhorias de processos na saúde.
“A adesão ao RPA faz parte da estratégia da empresa de utilizar a tecnologia para colocar o cliente no centro das operações”, afirma Richard Oliveira, CEO da cooperativa médica. Iniciativas como a primeira cápsula de pronto atendimento do país, a Doctor-U, lançada em 2020, e a criação do próprio hub, o base-U, para se conectar com startups fazem parte desta transformação.