A rede regional irá inaugurar o Hospital Unimed Prime que contará com recursos de espaço de trabalho digital para agilizar atendimento aos pacientes
A Unimed Belém anunciou para agosto a inauguração do terceiro hospital da rede, o Unimed Prime – o qual contará com recursos de virtualização para agilizar atendimento aos pacientes. A rede regional de Belém dispõe de dois mil médicos nas unidades assistenciais e esse número deve crescer cerca de 10% coma inauguração do novo hospital.
O Unimed Prime contará com ambiente bastante moderno e terá recursos para acesso virtualizado com performance e segurança através da tecnologia da Citrix. Hoje, a Unimed Belém possui mais de 1.500 funcionários utilizando os recursos da Citrix.
A rede contou com o apoio da integradora Diferen/TI na implementação deste novo projeto. A adoção da Citrix nesta rede começou há quatro anos, quando surgiu a necessidade de adotar uma plataforma que trouxesse agilidade e simplicidade na gestão de TI e que, em caso de intercorrências, reduzisse o tempo de paralisação no atendimento aos pacientes.
“O projeto começou com o Hospital Pediátrico (HPU). Na época, avaliamos várias soluções e optamos pela Citrix pela facilidade de gestão e operação da área de TI, além da garantia da segurança no acesso às aplicações e às informações corporativas. Ainda, se um funcionário tem uma ocorrência no dispositivo, ele simplesmente faz a troca de equipamento e dá continuidade ao trabalho, sem paralisação. Atualmente, o tempo de paralisação é realmente muito baixo”, comemora André Neves, gerente de TI da Unimed Belém.
Atendimento remoto
A virtualização operacional da Unimed Belém permitiu o atendimento remoto durante a pandemia, quando houve a necessidade de mover 500 funcionários dos escritórios para casa de um dia para o outro. “Belém foi uma das cidades mais afetadas do Brasil e pudemos contar com as soluções para uma migração sem falhas ou intercorrências dos nossos funcionários ao home office. Trabalhamos de forma remota e os profissionais conseguiram se conectar ao ambiente corporativo de forma tranquila, segura e ágil, obtendo acesso a todos os recursos, aplicações e informações por meio de diferentes dispositivos”, relata Neves.
O espaço de trabalho digital da Citrix também possibilitou o atendimento remoto de alguns médicos que trabalham em laudos a partir de imagens e precisavam de um ambiente robusto para ter acesso de qualidade aos exames. Com a virtualização, essas imagens são processadas na nuvem e entregues por meio da ferramenta Citrix em qualquer dispositivo.
Benefícios do espaço de trabalho digital na Unimed Belém
O projeto de modernização da Unimed Belém pretende expandir a utilização do espaço de trabalho digital da Citrix a todas as unidades de saúde nos próximos dois anos. Essa necessidade já vem sendo solicitada pelos profissionais de saúde que atuam em mais de uma unidade e sentem a diferença que o sistema faz no atendimento diário.
“O usuário conhece os benefícios da plataforma, os médicos que trabalham em mais de uma unidade reivindicam a instalação do Citrix nas demais porque eles conseguem ter uma performance mais linear ao longo de todo atendimento e podem atender aos pacientes em menos tempo em função desse bom desempenho”, revela Neves.
Outro benefício apontado de trocar um modelo tradicional para o modelo Citrix foi em relação às despesas com energia elétrica. Neves estima que, virtualizando o ambiente e possibilitando o uso de thin clients, houve uma redução de 10% nos gastos mensais, um valor que, segundo ele, acabou cobrindo o investimento com a solução Citrix.
Além disso, a tecnologia resolveu o problema de perda de trabalho que havia com as frequentes falhas de energia elétrica na região. Sem o espaço de trabalho digital, o usuário perdia tudo o que estava fazendo quando havia uma queda de energia. Já com o Citrix, todo o trabalho continua intacto e disponível após a queda.
Hoje em dia, a Unimed Belém roda todas as aplicações dentro da plataforma Citrix, como o software de ERP, call center, softwares próprios e aplicações de escritório.
“Ficamos muito satisfeitos em poder ajudar a Unidade Belém com maior produtividade dos profissionais de saúde e melhor performance no atendimento dos médicos à população”, pontua Luciana Pinheiro, diretora geral da Citrix Brasil.