Edit Content

Menu

12

UNASP aposta em conectividade e imersão para ensino híbrido

UNASP aposta em conectividade e imersão para ensino híbrido

Centro Universitário Adventista de São Paulo conta com apoio para ampliar transformação digital e aprimorar integração entre modalidades presencial e a distância (EAD)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) oferece hoje mais de 50 opções de cursos de graduação, somando as modalidades presencial e a distância. Em seus três campi localizados na capital paulista e em duas cidades da Região Metropolitana de Campinas (SP) – Hortolândia e Engenheiro Coelho, onde também fica a reitoria –, a instituição atende atualmente a 22 mil alunos, com cerca de 1.000 professores (em sua maioria mestres e doutores) e 2.400 funcionários.

 

Para manter seu alto nível de excelência junto ao Ministério da Educação (MEC), que lhe atribuiu nota máxima (5) no indicador Conceito Institucional, a instituição de ensino investe em pesquisas científicas, o que permite ao aluno reproduzir os conhecimentos adquiridos em sala de aula e colocá-los em prática por meio de projetos de extensão. Faz parte dessa filosofia a implementação de tecnologias avançadas capazes de favorecer o aprendizado e a partilha de conhecimento, sobretudo em tempos de ensino híbrido, quando as modalidades presencial e a distância (EAD) precisam ocorrer de forma integrada.

 

Desde o segundo semestre de 2022, a gestão do UNASP tem investido em novas soluções para garantir o melhor resultado possível em conectividade e imersão para seus alunos, visando garantir o mesmo nível de interação e aprendizado para todos – dos que frequentam presencialmente o Centro Universitário aos que assistem às aulas de forma remota. Foi com esse objetivo que a instituição firmou parceria com a Seal Education.

 

“Temos implementado e colocado no radar diversas tecnologias que facilitam a rotina do nosso ecossistema universitário e elevam a experiência de professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. Tem sido fundamental nesse sentido a consultoria da Seal Education, a quem nos referimos não como um fornecedor, mas sim como um parceiro estratégico que apoia a nossa transformação digital”, diz Jonathas Saura Menegatto, CIO do UNASP.

 

Datacenter e Wi-Fi de alta capacidade

 

O primeiro grande projeto, realizado em outubro passado, envolveu a implementação de uma infraestrutura robusta de datacenter da Lenovo, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão. Com um equipamento on premise, alocado nas instalações do UNASP, o projeto centralizou o processamento de dados na reitoria, com disponibilidade 24/7, além de agregar segurança e garantia de performance para todos os usuários, especialmente os estudantes. Além dessa implementação em si, a equipe da Seal Education também apoia a instituição de ensino com serviços de manutenção e sustentação.

 

Após a aplicação bem-sucedida do datacenter, a parceria entre UNASP e Seal Education rendeu novos projetos. Um deles foi a implementação de uma estrutura de rede sem fio de alta capacidade, desenvolvida pela Extreme Networks, que tem como um dos seus principais parceiros no Brasil a Seal Sistemas – considerada a maior integradora de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos no mercado nacional.

 

Pesou na decisão de instalar uma nova rede Wi-Fi corporativa e educacional, abrangendo a reitoria e os três campi do UNASP, a proximidade e o grande envolvimento dos engenheiros da Seal Education, todos certificados pela Extreme Networks. No caso do centro universitário, que possui instalações de grande porte, o maior desafio relacionado à internet sem fio é configurar corretamente a densidade do sinal – levando em consideração aspectos como o material usado na edificação das paredes e a espessura dos vidros de portas e janelas, por exemplo.

 

“Esses fatores são importantes, pois era preciso garantir que o acesso à internet fosse de boa qualidade e seguro todos os dias, independentemente dos eventos simultâneos nos campi que poderiam afetar a qualidade da conexão, especialmente para os alunos que residem nas nossas instalações”, afirma Menegatto, do UNASP. A unidade de Engenheiro Coelho, por exemplo, recebe aos sábados, dois cultos religiosos com uma média de 2.600 pessoas cada. Já nos campi de São Paulo e Hortolândia, cada culto aos fins de semana tem um quórum médio de 1.500 pessoas.

 

Mesmo com todos esses desafios, o trabalho consultivo dos engenheiros da Seal Education atendeu a todas as necessidades do UNASP e reduziu a zero as chances de falhas na conectividade. O resultado foi uma infraestrutura de internet sem fio de alta capacidade e blindada contra qualquer impacto à rede e à segurança em razão de eventos paralelos.

 

Impulso ao ensino híbrido

 

Outras iniciativas oriundas da parceria estratégica entre UNASP e Seal Education, envolvem diferentes tecnologias avançadas dedicadas ao ensino. Uma delas inclui a implementação prevista de 100 telas interativas da BenQ até o fim de 2023. São equipamentos visuais que apoiam o ensino durante e após a aula física ou virtual, pois os professores podem compartilhar o conteúdo das telas de forma instantânea.

 

Dessa forma, é possível diminuir muito o tempo gasto pelos estudantes com chamadas voltadas apenas a esclarecer dúvidas – as quais ocupam, em média, até 15 aulas por ano, segundo o UNASP. O resultado, portanto, inclui ganho de tempo e performance para o aluno e maior produtividade para o professor e a instituição.

 

O centro universitário também vislumbra tecnologias telepresenciais, com quatro câmeras de transmissão da Polycom já adquiridas junto à Seal Education para aprimorar a exibição ao vivo de aulas em cursos de mestrado. Com resolução 4K, a tecnologia amplia a qualidade do enquadramento no professor e é compatível com as plataformas Zoom e Teams. Além disso, foi instalada uma tela de LED no MAB (Museu de Arqueologia Bíblica), uma construção viabilizada totalmente com recursos de doação, e que será inaugurada no campus de Engenheiro Coelho.

 

“O UNASP tem sido um importante laboratório de inovações voltadas a ampliar a qualidade e o alcance do ensino com o apoio de tecnologias cada vez mais acessíveis. Para nós, é uma satisfação muito grande apoiar a digitalização de uma instituição tão tradicional e, ao mesmo tempo, tão ligada às novas tendências que ajudam a democratizar a educação e hoje permitem levar ensino de qualidade para milhares de alunos, independentemente onde estejam fisicamente”, diz Emerson Felipe, Diretor Comercial da Seal Education.