A Uisa, uma das maiores biorrefinarias do País, está utilizando a solução SAP Document and Reporting Compliance (DRC), implementada pela EVOX, empresa brasileira de serviços de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções SAP, com objetivo de otimizar os processos financeiros na plataforma SAP para, consequentemente, tornar a emissão de notas fiscais mais rápida, respeitando os mais de mil cenários de venda para todo o Brasil e para o exterior.
“Para a Uisa, a tecnologia é essencial na garantia dos diferenciais competitivos no negócio. Com maior velocidade no faturamento das notas fiscais, a empresa ganha agilidade em outros aspectos, como carga e roteirização logística, porque a automação amplia a visibilidade do que é vendido e entregue aos clientes”, afirma Rodrigo Gonçalves, diretor de Tecnologia e Inovação da Uisa.
Cenário
Sediada em Nova Olímpia (MT), a Uisa tem mais de 40 anos e conta com atuação em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o plantio da cana-de-açúcar até o comércio, logística e distribuição do produto acabado. A empresa também tem escritório em São Paulo (SP), além de Centros de Distribuição em Manaus (AM), Belém (PA) e Santarém (PA).
A Uisa, que utilizava a solução SAP GRC-NF-e Outbound & Inbound, contratou a EVOX para atualizar sua estrutura tecnológica de gestão fiscal com implementação da solução SAP Document and Reporting Compliance (DRC) Outbound & Inbound, visando atender as demandas de emissão, recepção, controle e monitoramento da Nota Fiscal Eletrônica, na versão 4.0, atendendo aos requisitos disponibilizados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).
“Os pontos que consideramos como diferenciais para definir a EVOX como fornecedora foram a capacidade de entrega e a rapidez na solução dos problemas de gestão fiscal, com garantia da segurança dos dados e da governança corporativa exigidas para o nosso mercado”, explica Gonçalves.
Tecnologia
A solução SAP Document and Reporting Compliance (DRC) destaca-se por garantir a consistência entre envios de documentos em tempo real e relatórios legais, por meio de:
- Padronização de processos – Automatiza a geração, validação e envio de documentos fiscais em uma única plataforma, facilitando o controle e o monitoramento dos dados.
- Cumprimento de normas regulamentadoras – Garante que as empresas estejam sempre em conformidade com as leis locais, com capacidade de se adaptar às mudanças nas regulamentações, minimizando o impacto nos processos corporativos.
- Rastreabilidade – Permite que o acompanhamento das informações transacionadas aconteça em tempo real, de modo que as empresas tenham o controle de qualidade adequado aos serviços prestados.
De acordo com Wagner Marcelo, Chief Operating Officer (COO) da EVOX, “a experiência da EVOX em soluções SAP e o profundo conhecimento do setor sucroenergético permitiram oferecer uma solução personalizada que atende às necessidades específicas da Uisa.”
“A solução SAP Document and Reporting Compliance permite que a Uisa usufrua de uma plataforma única para automação e rastreabilidade, desde a emissão até o monitoramento dos documentos fiscais. Esse ganho em eficiência e governança é fundamental para acelerar processos e garantir a segurança e conformidade de dados em todas as etapas da operação,” reforça Mario Tiellet, Líder de Partner Ecossystem Success (PES) da SAP.
Impactos positivos para a Uisa
Além da maior velocidade na emissão de notas fiscais, outros impactos positivos a serem gerados para a Uisa são:
- Segurança dos dados – Os recursos para proteger a comunicação entre os sistemas, por meio de gerenciamento dos riscos de segurança da informação, minimizam os riscos de possíveis incidentes e garantem a integridade dos dados financeiros da Uisa.
- Governança corporativa – A conexão de ponta a ponta entre os principais processos empresariais da Uisa proporciona a visão completa do ciclo de vida dos documentos e relatórios fiscais. Consequentemente, otimiza os fluxos de trabalho e reduz a duplicação de dados.
“A implementação da SAP Document and Reporting Compliance (DRC) representa um passo importante na transformação digital dos processos fiscais por meio da automação e padronização da emissão de notas da Uisa”, conclui Rodrigo Gonçalves, destacando que “o resultado será o de maior foco da Uisa em atender às demandas do setor de forma mais competitiva”.