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Tribunal de Justiça do Paraná aumenta produtividade com agentes de IA

Tribunal de Justiça do Paraná aumenta produtividade com agentes de IA

O órgão judicial visa, com esse projeto, enfrentar o desafio de transformação proporcionada pela implementação de agentes de IA, que aumenta a produtividade e reduz tempo de espera dos processos

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O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em parceria com a Lanlink e Microsoft, adotou a ferramenta Copilot. Em apenas 50 dias, o uso da IA alcançou 76% de uso produtivo. Com os agentes de IA criados exclusivamente para o TJ-PR para gerar pareceres, relatórios e decisões sobre processos, as empresas relataram uma redução de tempo de trabalho entre 67% e 80%.

 

Em apenas 50 dias, 14.702 ações foram executadas no Copilot. Segundo a Lanink, a maioria das ações são interações com o chat de negócios (com 11.130 ações para gerar conteúdo: 76% do uso), seguida pelo assistente de reuniões do Teams e auxílio no Word.

 

A empresa foi convidada a participar de uma concorrência para a implementação de solução de Inteligência Artificial no TJPR. Em seguida, iniciou-se um processo de diagnóstico no órgão a fim de entender o conhecimento interno acerca do Office 365.

 

Inicialmente, percebeu-se a necessidade de um treinamento para ampliar o conhecimento acerca do Office 365, bem como introduzir a utilização do Copilot Web e conscientizar os usuários a respeito da segurança do uso da IA.

 

Em paralelo, a Lanlink também afirmou que fez o diagnóstico dos processos, nos quais haveria maior possibilidade de benefícios ao tribunal, chegando ao relatório de agravos e decisão de agravos.

 

No primeiro caso, foram criados assistentes de IA que ajudam nas duas fases de análise dos processos, auxiliando em tarefas como pesquisa de jurisprudência, verificação de provas e acórdãos. Na análise inicial,  foi registrado a redução de tempo de 80%, enquanto a pesquisa de jurisprudência e similares gerou uma economia de 67% no tempo.

 

Por sua vez, para a decisão de agravo houve o desenvolvimento de dois assistentes de Inteligência Artificial. A empresa explicou que eles são utilizados para analisar acórdãos, verificar processos similares, filtrar a jurisprudência por estado, bem como gerar uma sugestão de decisão para o funcionário.

 

A partir disso, o servidor coloca sua experiência em prática para definir se prossegue ou não com o embasamento sugerido. Esse processo teve uma redução média de 65 para 21 minutos.

 

O Diretor de Digital Workforce da Lanlink, Jailson Batista reforçou quais as medidas necessárias para adoção de IA em organizações e quais são os meios para usá-la de maneira eficaz:

 

“Para adotar a Inteligência Artificial, é preciso inicialmente que a empresa ou órgão a ser beneficiado tenha conhecimento sobre seu nivelamento interno. Após isso, se faz necessário ter bons profissionais de TI e contar com o apoio de parceiros na implementação. Isso aconteceu de maneira muito eficaz com o TJPR. A implementação da inteligência artificial vem trazendo benefícios ao órgão, com aumento expressivo de produtividade. O resultado foi possível graças não apenas pelo trabalho em conjunto conosco e Microsoft, mas, acima de tudo, pelo empenho dos servidores para incorporar a IA na sua rotina.”