Gestão pública de municípios em diversas regiões amplia eficiência de serviços e acesso aos cidadãos, reduz tempo de espera e impactos no meio ambiente
Dados da última Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2019) mostram que dos 5570 municípios brasileiros, 5480 possuem algum tipo de serviço de atendimento ao público à distância, sendo a Internet o meio mais utilizado, com prevalência de 89%. Mesmo com esse tipo de recurso disponível na maioria das cidades, a gestão pública no Brasil ainda apresenta grandes desafios.
A morosidade das tratativas, os problemas com longas filas de espera, a deficiência e má organização de dados e protocolos, a falta de acesso e garantia a direitos civis e de políticas consistentes são alguns resultados da ineficiência da prestação de serviços públicos. Um problema grave, que urge resolução.
Os impactos vão além do âmbito econômico, afetando também o acesso à cidadania e direitos sociais, inclusão financeira e participação social ativa. Com a pandemia da Covid-19, uma questão de saúde pública que afeta diretamente as relações de novos negócios, arrecadação e regularização de impostos, qualidade de vida e segurança dos cidadãos, o agravamento foi ainda maior.
Por meio de investimentos em planejamentos estratégicos e soluções digitais personalizadas, algumas prefeituras têm modificado esses aspectos, com foco em responder às aspirações da população por serviços melhores e trabalhar iniciativas para sanar essas incompletudes.
Digitalização de serviços públicos tem agregado excelentes resultados a administrações
Atenta à demanda de transformação tecnológica, a 1Doc desenvolveu uma plataforma que organiza e simplifica processos administrativos de maneira fácil, intuitiva e 100% digital.
“Ao propor a digitalização desses processos, com extinção do uso de papel na administração pública e aderir à gestão de documentos em nuvem, a ferramenta gera uma redução muito significativa no tempo das tratativas internas, aumentando a eficiência e transparência, o alcance e o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Também permite grande economia de recursos humanos, financeiros e ambientais, crescendo a produtividade e reduzindo gastos com impressões que chegam a milhares de reais ao ano”, explica Jeferson de Castilhos, Fundador da 1Doc.
A partir do uso de soluções sustentáveis e escaláveis, a 1Doc tem promovido mudanças de grande impacto em administrações governamentais em todo o Brasil, agregando resultados incríveis ao modernizar as rotinas com novos mecanismos. Um dos exemplos de sucesso é o caso da prefeitura de Americana (SP), que com apenas 18 meses de implantação da plataforma já economizou mais 2,8 milhões de reais em impressões de papel (somando uma estimativa de 2800 árvores que deixaram de ser cortadas), entre outros benefícios.
“Com o ‘Americana Digital’, conseguimos criar uma base de atendimento que funciona 24h por dia, com mais de 72 mil usuários cadastrados, que facilitou pedidos de isenção de IPTU durante a pandemia (2937 em 2020 e mais de 3.779 em 2021) e declaração de bens dos servidores (que agora contam com gestão de documentos automatizados, sem necessidade de cópias físicas e confirmações). Colocou também credenciais digitais para vagas especiais, com prazo de emissão reduzido de 15 para 5 dias e possibilidade de solicitação e validação por código QR Code, sem que o cidadão precise se deslocar, assim como promoveu a integração do cadastro das proposições legislativas, permitindo consulta online para conferência de dados e informações”, conta Castilhos.
Enquanto as cidades próximas deixavam de oferecer os serviços na pandemia, a prefeitura de Caruaru (PE) conseguiu driblar as dificuldades e ampliar o atendimento através do “Caruaru Digital”, projeto feito em parceria com a 1Doc. O processo de digitalização que começou em maio de 2020 já reduziu 94% dos gastos, que eram de 500 mil ao ano e passaram a ser de 29 mil reais. O tempo das tratativas foi diminuído em mais de 70%, conseguindo os cidadãos abrirem suas solicitações de onde e quando quiserem, sendo notificados, automaticamente, em cada etapa do processo.
Outro case de destaque é o da prefeitura de Juiz de Fora (MG), que em meio ao grande número de infectados pela Covid-19 em 2020, implementou o “Prefeitura Ágil”, ferramenta que conseguiu suprir a ausência do atendimento presencial e ampliar os serviços prestados. “O número de usuários foi record, até mesmo se comparado com o presencial do ano anterior à pandemia. Em 2019 haviam 40 mil protocolos abertos. Em 2020, mesmo na pandemia, foram 58 mil, mas apesar disso, toda a necessidade foi canalizada e regularizada. Além disso, a arrecadação da prefeitura também conseguiu aumentar, sendo superior em 2021 aos últimos 6 anos, somente em número de CBI”, relata Castilhos.
“AjuInteligente”, uma plataforma da prefeitura de Aracaju (SE) lançada durante a pandemia para atender as demandas da população, também faz parte dos projetos desenvolvidos pela 1Doc. Nesse espaço, cidadãos puderam solicitar a entrega de exames de Covid-19 (mais de 7139 resultados entregues no primeiro trimestre de 2021), e acessar serviços diversos. Tudo com extravios e tramitação entre setores reduzidos, diminuindo tempo de espera.
A digitalização de serviços públicos durante a pandemia se mostrou não apenas como uma alternativa momentânea, mas uma necessidade da qual a esfera pública municipal se encaixa como uma das principais beneficiárias. Isto porque são responsáveis pela maior parte dos serviços utilizados pelos cidadãos nos setores essenciais, sendo também potentes ferramentas de articulação social, política, cultural e econômica. Essa é uma ótima oportunidade para promover uma gestão pública de excelência, com grande capital político, unida a princípios importantes, como a preservação e ampliação da cidadania, tecnologia e inovação e economia verde.